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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53589

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPEREIRA, Sônia Virginia Martins-
dc.contributor.authorSILVA, Everton Henrique Souza da-
dc.date.accessioned2023-11-14T22:46:35Z-
dc.date.available2023-11-14T22:46:35Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-11-09-
dc.identifier.citationSILVA, Everton Henrique Souza da. A escrita acadêmica no ambiente digital: movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade no CGScholar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53589-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo geral analisar como ocorre a inserção de graduandos de Letras na apreensão da escrita acadêmica/dos textos acadêmicos, em ambiente digital, através da observação de seus movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade da/na plataforma CGScholar. Para tal, sob abordagem qualitativa, escolhemos produções textuais de discentes postadas no CGScholar, que foram analisadas por intermédio de uma interlocução teórica entre a proposta ecológica de Paveau (2013; 2021), em relação ao discurso digital, com a concepção de linguagem e gênero de Bakhtin (2016 [1952-1953]), de multiletramentos, baseada em Cazden et al. (2021 [1996]), e de letramentos como práticas sociais, de Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020) e Street (2010; 2014). Os resultados apontam que dimensões ocultas de letramentos acadêmicos foram evidenciadas nos textos nativos digitais dos graduandos, na plataforma, apesar de determinadas produções textuais demonstrarem pouca exploração das potencialidades tecnodiscursivas da plataforma digital. Entretanto, o uso de recursos linguísticos e tecnológicos em determinadas postagens nos permitiu a visualização das possibilidades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que tange à formação inicial do docente crítico frente à cultura digital e aos conhecimentos possíveis por meio das novas tecnologias, o que aponta para a apropriação dos multiletramentos pelos licenciandos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCGScholarpt_BR
dc.subjectEscrita acadêmicapt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectMultiletramentospt_BR
dc.subjectTecnodiscursospt_BR
dc.titleA escrita acadêmica no ambiente digital: movimentos de escrileitura e tecnodiscursividade no CGScholarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2506665413192310pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1673025156495316pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to analyze how the integration of undergraduate students in the apprehension of academic writing/academic texts occurs in a digital environment, through the observation of their scribreading movements and techno-discursivity on the CGScholar platform. To do so, under a qualitative approach, we selected textual productions by students posted on CGScholar, which were analyzed through a theoretical interlocution between the ecological proposal of Paveau (2013; 2021) regarding digital discourse, Bakhtin's (2016 [1952-1953]) conception of language and genre, multiliteracies based on Cazden et al. (2021 [1996]), and literacy as social practices by Kalantzis, Cope, and Pinheiro (2020) and Street (2010; 2014). The results indicate that hidden dimensions of academic literacy were revealed in the digital native texts of the undergraduates on the platform, although such textual productions showed limited exploration of the techno-discursive potential of the digital platform in certain texts. However, the use of linguistic and technological resources in specific compositions allowed us to visualize the possibilities pointed out by the National Common Curriculum Base (NCCB) regarding the initial training of critical educators in the face of digital culture and the knowledge made possible through new technologies, which points to the appropriation of multiliteracies by the undergraduates.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8260-8292pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

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