Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARRUDA, Ana Lúcia Borba-
dc.contributor.authorSILVA, Alycia Cristine da-
dc.contributor.authorSANTOS, Jéssica Maria Malheiros dos-
dc.date.accessioned2023-11-14T21:09:35Z-
dc.date.available2023-11-14T21:09:35Z-
dc.date.issued2023-05-10-
dc.date.submitted2023-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Alycia Cristine da; SANTOS, Jéssika Maria Malheiros José dos. Projeto Socioeducativo E Inclusão Educacional: ama Análise do Projeto “Pescar” do Instituto Solidare/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587-
dc.description.abstractO presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do “Projeto Pescar”, promovido pelo Instituto Solidare/PE, no sentido de enfrentar as desigualdades educacionais. Tratamos conceitualmente de educação não-formal, terceiro setor, projetos socioeducativos e inclusão educacional. A pesquisa de abordagem qualitativa e delineada como estudo de campo. Realizou-se entrevista semiestruturada com a pedagoga do Instituto e o atual coordenador do “Projeto Pescar”, bem como aplicou-se questionário com perguntas abertas e fechadas via Google Formulário com 51 beneficiários egressos. Os achados indicam que o Instituto possuiu uma ação social significativa para a comunidade de Coqueiral e dos bairros adjacentes como alternativa para o enfrentamento das desigualdades vivenciadas pela população por favorecer oportunidades pontuais de formação por meio de projetos. Ações pontuais por meio de projetos e programas sociais são importantes, pois possibilitam perspectivas de inclusão educacional concreta aos participantes. Entretanto, é preciso ir além, lutar por melhores condições de vida para toda a sociedade na perspectiva da inclusão e garantia dos direitos sociais reconhecidos historicamente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectProjeto Socioeducativopt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.subjectInstituto Solidarept_BR
dc.subjectProjeto Pescarpt_BR
dc.titleProjeto socioeducativo e inclusão educacional : uma análise do projeto “PESCAR” do Instituto Solidare/PE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coANDRADE, Edson Francisco de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1313351595425296pt_BR
dc.description.abstractxThis article aimed to analyze the possible contributions of the “Projeto Pescar”, promoted by Instituto Solidare/PE, in order to tackle educational inequalities. We conceptually deal with non-formal education, the third sector, socio-educational projects and educational inclusion. The research has a qualitative approach and is designed as a field study. A semi-structured interview was carried out with the Institute's pedagogue and the current coordinator of the “Projeto Pescar”, as well as a questionnaire with open and closed questions via Google Form with 51 graduate beneficiaries. The findings indicate that the Institute had a significant social action for the community of Coqueiral and adjacent neighborhoods as an alternative to combating the inequalities experienced by the population by favoring specific training opportunities through projects. Specific actions through social projects and programs are important, as they provide perspectives of concrete educational inclusion for participants. However, it is necessary to go further, fighting for better living conditions for the entire society from the perspective of inclusion and guaranteeing historically recognized social rights.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃOpt_BR
dc.degree.graduationPEDAGOGIApt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (1).pdf470,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons