Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Ana Lúcia Borba | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alycia Cristine da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Jéssica Maria Malheiros dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T21:09:35Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T21:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-10 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alycia Cristine da; SANTOS, Jéssika Maria Malheiros José dos. Projeto Socioeducativo E Inclusão Educacional: ama Análise do Projeto “Pescar” do Instituto Solidare/PE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53587 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo teve como objetivo analisar as possíveis contribuições do “Projeto Pescar”, promovido pelo Instituto Solidare/PE, no sentido de enfrentar as desigualdades educacionais. Tratamos conceitualmente de educação não-formal, terceiro setor, projetos socioeducativos e inclusão educacional. A pesquisa de abordagem qualitativa e delineada como estudo de campo. Realizou-se entrevista semiestruturada com a pedagoga do Instituto e o atual coordenador do “Projeto Pescar”, bem como aplicou-se questionário com perguntas abertas e fechadas via Google Formulário com 51 beneficiários egressos. Os achados indicam que o Instituto possuiu uma ação social significativa para a comunidade de Coqueiral e dos bairros adjacentes como alternativa para o enfrentamento das desigualdades vivenciadas pela população por favorecer oportunidades pontuais de formação por meio de projetos. Ações pontuais por meio de projetos e programas sociais são importantes, pois possibilitam perspectivas de inclusão educacional concreta aos participantes. Entretanto, é preciso ir além, lutar por melhores condições de vida para toda a sociedade na perspectiva da inclusão e garantia dos direitos sociais reconhecidos historicamente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação não-formal | pt_BR |
dc.subject | Projeto Socioeducativo | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Educacional | pt_BR |
dc.subject | Instituto Solidare | pt_BR |
dc.subject | Projeto Pescar | pt_BR |
dc.title | Projeto socioeducativo e inclusão educacional : uma análise do projeto “PESCAR” do Instituto Solidare/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANDRADE, Edson Francisco de | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1313351595425296 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aimed to analyze the possible contributions of the “Projeto Pescar”, promoted by Instituto Solidare/PE, in order to tackle educational inequalities. We conceptually deal with non-formal education, the third sector, socio-educational projects and educational inclusion. The research has a qualitative approach and is designed as a field study. A semi-structured interview was carried out with the Institute's pedagogue and the current coordinator of the “Projeto Pescar”, as well as a questionnaire with open and closed questions via Google Form with 51 graduate beneficiaries. The findings indicate that the Institute had a significant social action for the community of Coqueiral and adjacent neighborhoods as an alternative to combating the inequalities experienced by the population by favoring specific training opportunities through projects. Specific actions through social projects and programs are important, as they provide perspectives of concrete educational inclusion for participants. However, it is necessary to go further, fighting for better living conditions for the entire society from the perspective of inclusion and guaranteeing historically recognized social rights. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.degree.graduation | PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC (1).pdf | 470,29 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons