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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53580
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | RIBEIRO, Marlene | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T18:06:53Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T18:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2002-07 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marlene. Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais. Educação e Pesquisa, v. 28, n. 2, p. 113-128, jul. 2002. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53580 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé, estão no final do texto. Observação: O texto original possui notas de asterisco que foram transformadas em notas alfabéticas no processo de adaptação para facilitar a compreensão do material. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo problematiza a relação entre a cidadania e a educação das camadas populares. Tem por objetivo dialogar, no espaço e no tempo, com o conceito de cidadania, buscando averiguar se este possui conteúdo para infundir-se na educação das camadas populares e quais seus limites e possibilidades que precisam ficar claros para dar visibilidade e lugar a novos conceitos e práticas. Para alcançar tal objetivo os conceitos de cidadania e de educação são mergulhados na história e na filosofia, mais propriamente nas condições em que se assenta a constituição de um cidadão, deduzindo-se, a partir daí, a educação necessária a uma tal constituição. As contradições mostram as possibilidades e os limites da educação como via preferencial de acesso à cidadania, e o fato de que os movimentos sociais populares criam novas formas de produzir, de conviver e de se educar. Nesse processo, gestam novos conceitos cujos conteúdos, marcados pelas práticas de cooperação e solidariedade, parecem projetar a emancipação social em sentido mais amplo do que o proposto pelos princípios formais de liberdade e igualdade em que se assenta a cidadania burguesa. Assim, os movimentos sociais populares ampliam também o horizonte da educação para além da cidadania. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 113-128 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.subject | Cidadania e educação | pt_BR |
dc.subject | Cidadania e movimentos sociais | pt_BR |
dc.subject | Educação e participação política | pt_BR |
dc.title | Educação para a cidadania: questão colocada pelos movimentos sociais | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/S1517-97022002000200009 | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2021-06 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | São Paulo | pt_BR |
dc.description.volume | v. 28 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Artigo - Ciências Humanas |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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RIBEIRO. Educação para a cidadania. p. 113-128.pdf Acceso restringido | 186,6 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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