Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53576
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANCHIS, Isabelle de Paiva | - |
dc.contributor.author | MAHFOUD, Miguel | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-14T17:19:56Z | - |
dc.date.available | 2023-11-14T17:19:56Z | - |
dc.date.issued | 2010-05 | - |
dc.identifier.citation | SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, n. 1, p. 18-33, mai. 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53576 | - |
dc.description | Todas as notas de rodapé estão no final do texto | pt_BR |
dc.description.abstract | O construtivismo, que tem como principal referência Jean Piaget, designa hoje um conjunto teórico e de práticas que abrange a obra de muitos autores e desdobramentos práticos diversificados. No campo educacional, a teoria construtivista foi muitas vezes transformada em métodos pedagógicos, a partir da escolha de partes ou conceitos da teoria a serem tomados para aplicação em determinados aspectos da aprendizagem escolar. O objetivo deste trabalho é o de resgatar alguns dos importantes desdobramentos da teoria piagetiana, tanto no campo teórico como no desenvolvimento de práticas pedagógicas, e apontar os riscos de reducionismo presentes em alguns deles, principalmente no que diz respeito à noção de sujeito. O artigo é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria piagetiana referentes à constituição do sujeito através da interação, que é o que permite também, e ao mesmo tempo, a construção do conhecimento. Em um segundo momento são apresentados alguns pesquisadores que seguiram as ideias mais fundamentais de Piaget, embora com focos distintos; além de diferentes enfoques e interpretações do próprio construtivismo piagetiano. Por fim, são explicitadas algumas possibilidades de relação entre a teoria construtivista e a prática pedagógica, levando-se em conta as consequências, para o sujeito, da redução da teoria a apenas uma técnica metodológica. | pt_BR |
dc.format.extent | p. 18-33 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.source | SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, n. 1, p. 18-33, mai. 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120 | pt_BR |
dc.subject | Construtivismo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | Acessivel | pt_BR |
dc.issued | 2021-07 | - |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
dc.location.city | São Carlos, SP | pt_BR |
dc.description.volume | v. 24 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANCHIS. Construtivismo.p.18-33.pdf Acesso restrito | 171,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargado |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.