Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53576

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSANCHIS, Isabelle de Paiva-
dc.contributor.authorMAHFOUD, Miguel-
dc.date.accessioned2023-11-14T17:19:56Z-
dc.date.available2023-11-14T17:19:56Z-
dc.date.issued2010-05-
dc.identifier.citationSANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, n. 1, p. 18-33, mai. 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53576-
dc.descriptionTodas as notas de rodapé estão no final do textopt_BR
dc.description.abstractO construtivismo, que tem como principal referência Jean Piaget, designa hoje um conjunto teórico e de práticas que abrange a obra de muitos autores e desdobramentos práticos diversificados. No campo educacional, a teoria construtivista foi muitas vezes transformada em métodos pedagógicos, a partir da escolha de partes ou conceitos da teoria a serem tomados para aplicação em determinados aspectos da aprendizagem escolar. O objetivo deste trabalho é o de resgatar alguns dos importantes desdobramentos da teoria piagetiana, tanto no campo teórico como no desenvolvimento de práticas pedagógicas, e apontar os riscos de reducionismo presentes em alguns deles, principalmente no que diz respeito à noção de sujeito. O artigo é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria piagetiana referentes à constituição do sujeito através da interação, que é o que permite também, e ao mesmo tempo, a construção do conhecimento. Em um segundo momento são apresentados alguns pesquisadores que seguiram as ideias mais fundamentais de Piaget, embora com focos distintos; além de diferentes enfoques e interpretações do próprio construtivismo piagetiano. Por fim, são explicitadas algumas possibilidades de relação entre a teoria construtivista e a prática pedagógica, levando-se em conta as consequências, para o sujeito, da redução da teoria a apenas uma técnica metodológica.pt_BR
dc.format.extentp. 18-33pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.sourceSANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.4, n. 1, p. 18-33, mai. 2010. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/120pt_BR
dc.subjectConstrutivismopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConstrutivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityAcessivelpt_BR
dc.issued2021-07-
dc.location.countryBrasilpt_BR
dc.location.citySão Carlos, SPpt_BR
dc.description.volumev. 24pt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANCHIS. Construtivismo.p.18-33.pdf
  Acesso restrito
171,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.