Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53554

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Ana Rita Sá-
dc.contributor.authorLINS, Rafaela Silva-
dc.date.accessioned2023-11-13T13:11:05Z-
dc.date.available2023-11-13T13:11:05Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-11-04-
dc.identifier.citationLINS, Rafaela Silva. Parque do Cordeiro: Uma Paisagem para ser Vivida. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53554-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco o Parque do Cordeiro e insere-se nos estudos da paisagem, com natureza investigativa e propositiva. Parte-se do potencial paisagístico do objeto de estudo que se encontra em situação de subutilização e precariedade, portanto, o objetivo principal é elaborar um exercício de paisagem que priorize a requalificação e incremento da estrutura conectora do Parque Professor Antônio Coelho (Cordeiro, Recife - PE), contemplando diretrizes projetuais para valorização e vivência desse espaço. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória a fim de compreender o parque a partir de dois segmentos: o aprofundamento nos conceitos de paisagem e de espaços livres públicos, seguida pelo diagnóstico e leitura do território efetuados por meio da coleta de dados espaciais, socioeconômicos e históricos. Por fim, apresentam-se diretrizes para um tratamento urbano-paisagístico adequado às condicionantes e atributos desse espaço.pt_BR
dc.format.extent168p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectparque urbanopt_BR
dc.subjectsistema de espaços livrespt_BR
dc.subjecthistória urbanapt_BR
dc.subjectRecifept_BR
dc.titleParque do Cordeiro: Uma Paisagem para ser Vividapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVIEIRA FILHO, Luiz Goes-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4441555087685318pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9554652433700829pt_BR
dc.description.abstractxThis piece of work is centered around the Parque do Cordeiro and is a part of the landscape studies that are investigative and propositional in nature. The aim is to explore the potential of the landscape of the study object, which is currently not utilized to its full potential and is in a state of disrepair. The primary objective is to develop a landscape exercise that prioritizes the requalification and enhancement of the connecting structure of Parque Professor Antônio Coelho (Cordeiro, Recife - PE) by providing design guidelines for the valorization and experience of this space. To achieve this, an exploratory research was conducted that included understanding the park from two perspectives: a deep dive into the concepts of landscape and public open spaces, followed by a diagnosis and analysis of the territory through the collection of spatial, socioeconomic, and historical data. Lastly, guidelines are presented for an urban-landscape treatment that is appropriate to the conditions and attributes of this space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DAU) - Departamento de Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Arquitetura e Urbanismo – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6789195252685432pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0490-1239pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Rafaela Silva Lins.pdf43,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons