Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53549

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOES, Paulo Sávio Angeiras de-
dc.contributor.authorBOMFIM, Karla Danielle Xavier do-
dc.date.accessioned2023-11-13T12:21:03Z-
dc.date.available2023-11-13T12:21:03Z-
dc.date.issued2023-03-30-
dc.identifier.citationBOMFIM, Karla Danielle Xavier do. Construção do instrumento de detecção de risco para violência sexual doméstica em escolares de 9 a 11 anos (IDR-VSD): validação de conteúdo, confiabilidade e estrutura fatorial. 2023. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53549-
dc.description.abstractA violência sexual (VS) doméstica contra crianças e adolescentes tem graves impactos biopsicossociais, ecológicos e intergeracionais. Instrumentos de medida desenvolvidos com crianças têm o potencial de detectar situações de risco para VS doméstica. Este trabalho é uma pesquisa metodológica mista com o objetivo primário de construir um instrumento de detecção de risco para VS doméstica em escolares de 9 a 11 anos de idade, denominado Instrumento de Detecção de Risco ─ Violência Sexual Doméstica (IDR- VSD). Foram necessários desenvolver e validar um modelo teórico e uma matriz de indicadores, realizar a validação de conteúdo do instrumento com técnica de consenso e com a população-alvo, determinar a distribuição de frequência dos itens na amostra estudada, analisar a confiabilidade, a estrutura fatorial e a multidimensionalidade do instrumento gerado e realizar revisão sistemática da literatura para identificação de instrumento comparativo para a validação de critério em fase posterior da pesquisa. Publicações da COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement InstrumeNts (COSMIN) guiaram o percurso metodológico. A fase qualitativa incluiu a técnica de consenso de grupo nominal com especialistas na temática para validação de conteúdo de um modelo teórico e de uma matriz de indicadores fundamentados em extensa pesquisa bibliográfica com busca sistematizada. O modelo teórico final foi representado pela figura de uma casa, contendo em seu interior compartimentos representativos da multidimensionalidade do objeto de estudo, distribuída em quatro dimensões (biológica, psico-relacional, social e ecológica), contendo descritores do escolar, do agressor e comuns a ambos. A primeira versão do IDR-VSD compôs-se de 22 itens e contou com elementos lúdicos e linguagem acessível, com instruções demandadas por personagens comuns do universo escolar infantil. Participaram da validação de conteúdo 14 escolares. Houve algumas modificações de layout e ajustes na redação de dois itens para a confecção da segunda versão do IDR-VSD para o teste-piloto. A média de tempo de preenchimento do IDR-VSD no teste-piloto com 109 escolares foi de 15,1 minutos ± 6,4 minutos. Não houve diferença significativa entre os sexos quanto às médias da pontuação atingida nos questionários (p = 0,21). O Intervalo de Correlação Intraclasse de 0,602 (IC 95%= 0,48-0,70; p < 0,000) foi adequado e o alfa de Cronbach global de 0,65 foi aceitável para pesquisas exploratórias. A confiabilidade teste-reteste foi adequada (teste de correlação de Pearson de 66,3% (p< 0,000). Na correlação item-total, quatro fatores foram retirados por reduzirem o valor do alfa-global. Todos os itens apresentaram comunalidades acima de 0,4. Um item foi retirado por apresentar medida de adequação amostral considerada inadequada. Na análise fatorial exploratória, realizaram-se a extração dos fatores pelo método de análise de componente principal e rotação com algoritmo Promax para itens correlacionados. Os itens foram retidos em cinco fatores que representaram 53,76% da variância explicada. A disposição sequencial do fator 1 ao fator 5 corroboraram com a multidimensionalidade sistêmica do modelo teórico. O instrumento final contou com 17 itens. Considerou-se que o IDR-VSD apresentou propriedades psicométricas de medida favoráveis, com potencial de resultados satisfatórios em etapas futuras da pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectViolência domésticapt_BR
dc.subjectViolência sexualpt_BR
dc.subjectEstudos de validaçãopt_BR
dc.subjectRiscopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleConstrução do instrumento de detecção de risco para violência sexual doméstica em escolares de 9 a 11 anos (IDR-VSD) : validação de conteúdo, confiabilidade e estrutura fatorialpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLEITE, Umbelina do Rego-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3850960254056001pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0012675796289882pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxDomestic sexual violence (SV) against children and adolescents has severe biopsychosocial, ecological, and intergenerational impacts. Measurement instruments developed with children have the potential to detect situations of risk for domestic SV. This work is a mixed methodological research with the primary objective of constructing a risk detection instrument for domestic SV in schoolchildren aged 9-11 years, called the Risk Detection Instrument ─ Domestic Sexual Violence (IDR-VSD). It was necessary to develop and validate a theoretical model and indicator matrix, perform content validation of the instrument with consensus technique and with the target population, determine the frequency distribution of the items in the studied sample, analyze the reliability, factor structure, and multidimensionality of the generated instrument, and conduct systematic literature review to identify a comparative instrument for criterion validation in a later phase of the research. Publications of the COnsensus-based Standards for the selection of health Measurement InstrumeNts (COSMIN) guided the methodological path. The qualitative phase included the technique of nominal group consensus with experts on the subject to validate the content of a theoretical model and a matrix of descriptors based on extensive bibliographic research with a systematized search. The final theoretical model was represented by the figure of a house, containing inside compartments representative of the multidimensionality of the object of study, distributed in four dimensions (biological, psycho-relational, social and ecological), having descriptors of the school, the aggressor and common to both. The first version of the IDR-VSD was composed of 22 items and had playful elements and accessible language, with instructions demanded by common characters from the children's school universe. 14 students participated in the content validation. There were some layout changes and adjustments in the wording of two items for the preparation of the second version of the IDR-VSD for the pilot test. The mean time to complete the IDR-VSD in the pilot test with 109 students was 15.1 minutes ± 6.4 minutes. There was no significant difference between genders regarding the mean scores achieved on the questionnaires (p = 0.21). The Intraclass Correlation Interval of 0.602 (95% CI= 0.48-0.70; p < 0.000) was adequate and the overall Cronbach's alpha of 0.65 was acceptable for exploratory research. Test-retest reliability was adequate (Pearson's correlation test of 66.3% (p < 0.000). In the item-total correlation, four factors were removed because they reduced the value of the overall alpha. All items showed communalities above 0.4. One item was removed for presenting a measure of sample adequacy considered inadequate. In the exploratory factor analysis, the factors were extracted using the principal component analysis method and rotation with the Promax algorithm for correlated items. The items were retained in five factors that represented 53.76% of the explained variance. The sequential arrangement from factor 1 to factor 5 corroborated the systemic multidimensionality of the theoretical model. The final instrument had 17 items. It was considered that the IDR-VSD presented favorable psychometric measurement properties, with the potential for satisfactory results in future stages of the research.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9112047962640575pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Saúde da Criança e do Adolescente

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Karla Danielle Xavier do Bomfim.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-28
4,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons