Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53524
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARAES, Ricardo Lima | - |
dc.contributor.author | NARDI, Arantcha Lorran | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-09T18:37:48Z | - |
dc.date.available | 2023-11-09T18:37:48Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-06 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-06 | - |
dc.identifier.citation | NARDI, Arantcha Lorran. Pripyat room: proposta de um jogo de tabuleiro de escape room como ferramenta de investigação de compostos oxigenados no ensino superior.2023.Trabalho de Conclusão de Curso ( Química-Licenciatura)– Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53524 | - |
dc.description.abstract | O ensino de química vem passando por grandes transformações, que levam em consideração a inovação para ensinar de uma forma atrativa aos alunos, já que a base do ensino é o interesse. Isto implica no uso de ferramentas didáticas eficazes para corrigir os desvios de aprendizagem dos alunos em grande parte das disciplinas e proporcionar ao corpo docente uma renovação em suas práticas de sala de aula. Sendo assim, os jogos didáticos são uma alternativa para despertar o interesse dos estudantes nas disciplinas, já que são facilitadores para o desenvolvimento de conceitos e habilidades. Visando este apoio nos jogos educativos, este trabalho tem como proposta a elaboração de um jogo de tabuleiro, em formato de sala de escape, fugindo do conceito comum das salas de fugas existentes e desperta um olhar direcionado para os alunos do ensino superior de química, especialmente na disciplina de química orgânica. O jogo apresentado neste trabalho é intitulado de Pripyat Room e levou em consideração uma proposta de jogo imersivo em um cenário de guerra. De forma geral, o jogo aborda um momento de grande tensão em uma zona conflituosa que leva os participantes a escaparem de uma sala secreta que foram aprisionados durante os acontecimentos contidos no enredo principal. Alguns dos desafios possuem relação direta com conceitos de química orgânica já que englobam assuntos como as cetonas e aldeídos, pois o foco principal são os compostos oxigenados, já que eles apresentam parte significativa dos mecanismos existentes e são de grande importância para o estudo da ciência. O jogo de Escape Room Pripyat Room demonstra grande capacidade imersiva, promovendo um engajamento maior com os desafios, trazendo a resolução de problemas como um forte fator de promoção da aprendizagem. Sendo assim, este trabalho vem como aliado para compor as ferramentas de ensino já existentes, trazendo a possibilidade de expansão. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Escape Room | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química organica | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Pripyat room: proposta de um jogo de tabuleiro de escape room como ferramenta de investigação de compostos oxigenados no ensino superior. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | lattes.cnpq.br/8939014246819202 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8569508557507316 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Chemistry teaching has been undergoing major transformations, which take into account innovation to teach in a way that is attractive to students, since the basis of teaching is interest. This implies the use of effective teaching tools to correct student learning deviations in most subjects and provide teaching staff with a renewal of their classroom practices. Therefore, educational games are an alternative to awaken students' interest in subjects, as they facilitate the development of concepts and skills. Aiming at this support in educational games, this work proposes the development of a board game, in the format of an escape room, moving away from the common concept of existing escape rooms and awakening a focus on higher education chemistry students, especially in the discipline of organic chemistry. The game presented in this work is titled Pripyat Room and took into consideration an immersive game proposal in a war scenario. In general, the game addresses a moment of great tension in a conflict zone that leads participants to escape from a secret room in which they were trapped during the events contained in the main plot. Some of the challenges are directly related to organic chemistry concepts as they encompass subjects such as ketones and aldehydes, as the main focus is on oxygenated compounds, as they present a significant part of the existing mechanisms and are of great importance for the study of science. The Pripyat Room Escape Room game demonstrates great immersive capacity, promoting greater engagement with challenges, bringing problem solving as a strong factor in promoting learning. Therefore, this work comes as an ally to complement existing teaching tools, bringing the possibility of expansion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAA-Curso de Química – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tcc 2 Arantcha Lorran Nardi.pdf | 1,62 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons