Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53512
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JERÔNIMO, Taciana de Barros | - |
dc.contributor.author | SILVA, Allana Graziela Casé | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-08T19:48:29Z | - |
dc.date.available | 2023-11-08T19:48:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Allana Graziela Casé. Análise de eficiência do ensino mediado por Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas de Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53512 | - |
dc.description.abstract | O sistema educacional público brasileiro inicia o uso de tecnologias educacionais como política pública em meados de 1970 (OLIVEIRA, 1993), com marcos importantes para o ensino médio, como a configuração seriada em 1971, a obrigatoriedade progressiva em 1996 e a reforma do novo ensino médio em 2017. No entanto, apesar das avaliações educacionais se estabelecerem a nível nacional a partir do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), em 2007, bem como, o ensino à distância (EAD) e uso de TICs na educação, terem sido evidenciados na reforma do novo ensino médio, apenas em 2023 a Política Nacional de Educação Digital atribui ao INEP a avaliação da política pública do ensino mediado por TICs. Avaliar a política pública de uso das TICs na educação é imprescindível, pois, esta traz diversos benefícios, como a ampliação do acesso ao ensino e maior letramento digital dos estudantes. Mas, também traz desafios, devido à disparidade de acesso às TICs na América Latina. Em Pernambuco, a pandemia acelerou a transformação do ensino mediado por tecnologia, impactando mais de meio milhão de estudantes em 2020. Adotou-se a solução do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Educa-PE, apesar das restrições observadas, relacionadas aos insumos de TICs nas escolas e nos domicílios. A partir deste caso, a pesquisa visa desenvolver um instrumento de avaliação da gestão do ensino médio público mediado por TICs em Pernambuco. Utilizou a análise envoltória de dados (DEA) para avaliar a eficiência das escolas, identificar pares de referências, características sociais e econômicas locais, bem como insights de melhores práticas e oportunidades de melhoria. O estudo considera a importância de estabelecer avaliações baseadas nos resultados escolares (JHUREE, 2005), os quais são expressos nas variáveis de produtos utilizadas. No tocante aos insumos, além daqueles nucleares para a escolarização, incluiu-se um conjunto de variáveis específicas para o contexto do ensino mediado por TICs. Adotou-se o modelo CCR, acrônimo de Charnes, Cooper e Rhodes (1978), para medir a eficiência das escolas, modelo que admite múltiplos insumos e produtos, num contexto de ausência de informações dos preços destes. Portanto, o estudo tem uma abordagem quantitativa e descritiva, e seus resultados contribuem para a avaliação de políticas públicas educacionais em larga escala, fornecendo um instrumento replicável em outros contextos e com aplicabilidade prática para o desenvolvimento da gestão escolar. Os resultados mostraram que apenas 6,5% das escolas foram classificadas como eficientes, enquanto 54,6% apresentaram um nível intermediário de eficiência. As mesorregiões de São Francisco Pernambucano e Sertão Pernambucano se destacaram por terem baixa representatividade de escolas eficientes, indicando que as escolas com menos estudantes nessas regiões podem ter melhores condições de gestão. Além disso, foi observado que as TICs, como computadores e dispositivos móveis, desempenharam um papel relevante nos resultados educacionais. No entanto, a pesquisa apontou limitações em relação à qualidade dos dados e recomendou a realização de estudos qualitativos para uma análise mais aprofundada das razões de eficiência das escolas. São destacadas as complexidades e desafios da gestão nas escolas públicas, como a restrição no tocante às aquisições de insumos pelos gestores, a diversidade de partes interessadas e os excessos da burocracia. Portanto, o uso eficiente das TICs é considerado estratégico para alcançar maiores potenciais dos resultados educacionais. A pesquisa recomenda ainda a investigação da aplicação do método para aferição do indicador de Eficiência Operacional das escolas, previsto na Lei estadual no 15.973 de 2016. Também sugere a padronização dos insumos das escolas, em especial de dispositivos móveis e docentes por matrícula. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Políticas públicas de educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Análise Envoltória de Dados | pt_BR |
dc.title | Análise de eficiência do ensino mediado por Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas públicas de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5818894908691356 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2020621017959518 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Brazilian public educational system started using educational technologies as a public policy in the mid-1970s (OLIVEIRA, 1993), with important milestones for secondary education, such as the serial configuration in 1971, the progressive obligation in 1996 and the reform of the new education medium in 2017. However, despite the educational assessments being established at the national level from the PDE, in 2007, and, distance learning and the use of ICTs in education having been evidenced in the reform of the new secondary education, only in 2023 the National Policy of Digital Education attributes to INEP the evaluation of the public policy of teaching mediated by ICTs. Evaluating the public policy for the use of ICTs in education is essential, as this brings many benefits, such as expanding access to education and greater digital literacy of students. But it also brings challenges, given the disparity in access to ICTs in Latin America. In Pernambuco, the pandemic accelerated the transformation of teaching mediated by technology, impacting more than half a million students in 2020. The Virtual Learning Environment (AVA) Educa-PE was adopted as a component of the solution, despite the restrictions observed related to ICT inputs in schools and homes. From this case, the research aims to develop an instrument to evaluate the management of public secondary education mediated by ICTs in Pernambuco. It used data envelopment analysis (DEA) to assess the efficiency of schools, identify pairs of references, local social and economic characteristics, as well as insights into best practices and opportunities for improvement. The study considers the importance of establishing assessments based on school results (JHUREE, 2005), which are expressed in the product variables used. With regard to inputs, in addition to that core to schooling, a set of specific variables for the context of teaching mediated by ICTs was included. The CCR model, an acronym of Charnes, Cooper and Rhodes (1978), was adopted to measure the efficiency of schools, a model that admits multiple inputs and products, in a context of lack of information on their prices. Therefore, the study has a quantitative and descriptive approach, and its results contribute to the evaluation of educational public policies on a large scale, providing an instrument that can be replicated in other contexts and with practical applicability for the development of school management. The results showed that only 6.5% of the schools were classified as efficient, while 54.6% had an intermediate level of efficiency. The mesoregions of São Francisco Pernambucano and Sertão Pernambucano stood out for having a low representation of efficient schools, indicating that schools with fewer students in these regions may have better management conditions. Furthermore, it was observed that ICTs, such as computers and mobile devices, played a relevant role in educational outcomes. However, the research pointed limitations in relation to the quality of the data and recommended the performance of qualitative studies for a deeper analysis of the schools' efficiency ratios. The complexities and challenges of management in public schools are highlighted, such as the restriction regarding the acquisition of inputs by managers, incurring an insufficient level of resources, the diversity of interested parties and the excesses of bureaucracy. Therefore, the efficient use of ICTs is considered strategic to achieve greater potential educational outcomes. The research recommends carrying out additional studies, such as investigating the application of the method for measuring the Operational Efficiency indicator of schools, provided for in State Law No. 15.973 of 2016. It also suggests the standardization of school inputs, especially mobile devices and professors by enrollment, among others. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Allana Graziela Casé Silva.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons