Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53498

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDOURADO, Débora Coutinho Paschoal-
dc.contributor.authorSOUZA, Diego Fillipe de-
dc.date.accessioned2023-11-08T13:01:30Z-
dc.date.available2023-11-08T13:01:30Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Diego Fillipe de. A autorreflexão no comportamento de professores do ensino superior na extensão universitária. 2023. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53498-
dc.description.abstractA extensão universitária, uma das atividades finalísticas das Instituições de Ensino Superior, tem sido, cada vez mais, pautada no meio acadêmico. Uma das agendas de pesquisa, vinculadas à temática em questão, é a atuação docente para o cumprimento dessa finalidade. A execução de ações de extensão universitária por docentes de Ensino Superior foi nomeada, neste estudo, como comportamento extensionista. Dentre as demandas identificadas na literatura, está a identificação dos antecedentes comportamentais dos docentes que possam prever, explicar ou modificar a intenção em realizar ações vinculadas à extensão universitária. A Teoria do Comportamento Planejado (TCP) apresentou um suporte teórico capaz de atender a essa demanda, pois a sua base está na identificação dos preditores comportamentais, que predizem, explicam e podem modificar comportamentos, através da análise da intenção comportamental. Apesar de alguns estudos comprovarem a eficácia da TCP, o autor da teoria sugeriu a possibilidade de acrescentar outras variáveis que poderiam potencializar os resultados, aumentando o seu poder preditivo. Assim, como as variáveis utilizadas na TCP, a autorreflexão é uma dimensão vinculada à predição do comportamento humano. Entende-se por autorreflexão o ato praticado pelo indivíduo de refletir sobre si mesmo, considerando as suas experiências, vivências e avaliando as razões para desempenhar determinados comportamentos. É possível observar que a autorreflexão dialoga diretamente com a TCP, podendo modificar a TPC aumentando, assim, o seu poder preditivo e gerando novos insights no processo comportamental. Esta tese visou compreender como a autorreflexão de professores do ensino superior atua sobre os antecedentes do comportamento extensionista à luz da Teoria do Comportamento Planejado. Para tanto, foi aplicada uma abordagem mista, considerando o percurso metodológicos sugerido por Icek Ajzen (autor da TCP) e a utilização da Escala de Autorreflexão e Insight, de Grant, Franklin e Langford, adaptada para adultos brasileiros por DaSilveira, DeCastro e Gomes. Como técnicas de coleta de dados, foram utilizadas a entrevista e o questionário. Para análise dos resultados, foi utilizada a Análise de Conteúdo, de Bardin, e a Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados da pesquisa qualitativa ocorreram a partir de 33 entrevistas, apresentando 269 crenças diferentes que foram categorizadas em organizacionais, pessoais, institucionais e profissionais. A partir dessas crenças, foi possível construir e aplicar o questionário da TCP para posterior análise. Houve 432 respondentes, dos quais, após aplicação de critérios de qualidade inseridos na pesquisa, apenas 345 foram considerados válidos. A MEE foi aplicada e o modelo proposto foi validado parcialmente, visto que houve suporte de cinco hipóteses e outras três não foram suportadas. Os resultados da pesquisa revelam que a autorreflexão aumenta o poder preditivo do comportamento extensionista e possui influência nas crenças comportamentais. Este estudo contribui para a ressignificação de políticas institucionais de instituições de ensino superior quanto ao comportamento docente relacionado com a sua participação em ações de extensão universitária. Os resultados apontam possibilidades de modificar o comportamento docente, aumentando o seu engajamento e interesse para cumprimento da terceira missão dessas entidades. Consequentemente, potencializando a aproximação da universidade com os diversos setores da sociedade, formando profissionais a partir de uma perspectiva dialógica e social e gerando novos insights para a pesquisa e o ensino.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTeoria do comportamento planejadopt_BR
dc.titleA autorreflexão no comportamento de professores do ensino superior na extensão universitáriapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3752509455126145pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2657393049675305pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxUniversity extension is one of the final activities of Higher Education Institutions and has been increasingly guided by the academic environment. One of the research agendas linked to this theme is teaching activities to fulfill this purpose. The execution of university extension actions by Higher Education professors was named in this study as extensionist behavior. Among the demands identified in the literature is the identification of the behavioral background of professors that can predict, explain or modify the intention to carry out actions linked to university extension. The Theory of Planned Behavior (TCP) provided theoretical support capable of meeting this demand, as its basis is the identification of behavioral predictors that predict, explain and can modify behaviors through the analysis of behavioral intention. Although some studies prove the effectiveness of CPT, the author of the theory suggested the possibility of adding other variables that could enhance the results, increasing its predictive power. Like the variables used in TCP, self-reflection is a dimension linked to the prediction of human behavior. Self-reflection is understood as the act practiced by the individual to reflect on himself, considering his experiences and evaluating the reasons for performing certain behaviors. It is possible to observe that self-reflection dialogues directly with TPC, being able to modify TPC, thus increasing its predictive power and generating new insights in the behavioral process. This thesis aimed to understand how the self-reflection of higher education teachers acts on the antecedents of extensionist behavior in the light of the Theory of Planned Behavior. For this, a mixed approach was applied considering the methodological path suggested by Icek Ajzen (author of TCP) and the use of the Self-Reflection and Insight Scale by Grant, Franklin and Langford adapted for Brazilian adults by DaSilveira, DeCastro and Gomes. Interviews and questionnaires were used as data collection techniques. To analyze the results, Bardin's Content Analysis and Structural Equation Modeling (SEM) were used. The results of the qualitative research occurred from 33 interviews, presenting 269 different beliefs that were categorized into organizational, personal, institutional and professional. Based on these beliefs, it was possible to construct and apply the TCP questionnaire for further analysis. There were 432 respondents, of which, after applying the quality criteria included in the survey, only 345 were considered valid. The SEM was applied and the proposed model was partially validated, as five hypotheses were supported and three others were not. The research results reveal that self- reflection increases the predictive power of extensionist behavior and has an influence on behavioral beliefs. This study contributes to the redefinition of institutional policies of higher education institutions regarding the teaching behavior related to their participation in university extension actions. The results point to possibilities to modify the teaching behavior, increasing their engagement and interest in fulfilling the third mission of these entities. Consequently, enhancing the approximation of the university with the various sectors of society, training professionals from a dialogical and social perspective and generating new insights for research and teaching.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Diego Fillipe de Souza.pdf
  Artículo embargado hasta 2025-10-26
2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir     Item embargoed


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons