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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53474

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Lucimário Gois de Oliveira-
dc.contributor.authorCOÊLHO, Bruna Maksuelly Lima-
dc.date.accessioned2023-11-07T15:06:14Z-
dc.date.available2023-11-07T15:06:14Z-
dc.date.issued2023-08-18-
dc.identifier.citationCOÊLHO, Bruna Maksuelly Lima. Análise de investimento em franquias baseada em clusterização multicritério. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53474-
dc.description.abstractOs investidores buscam diferentes mecanismos para auxiliar no processo da tomada de decisão de investir capital em empresas que seguem o modelo de comercialização fundamentado em franquias, sendo apoiada, principalmente, por meio de fatores financeiros. Nesse sentido, o presente estudo objetiva a aplicação de dois algoritmos de clusterização multicritério ordenada com o objetivo de apresentar as franquias que se aproximam das preferências do decisor, facilitando o processo de decisão. Com a revisão da literatura, foram selecionados 8 critérios para apoiar as preferências do decisor, juntamente com uma amostra de 241 franquias, que foram selecionadas na base de dados da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e que continha dados para todos os critérios da análise. Para obtenção das preferências do decisor, foi utilizado um questionário estruturado, onde foi utilizado o Fuzzy Analytic Network Process para obtenção dos pesos. Em seguida, foi aplicado os algoritmos para diferentes partições ordenadas de k clusters. Realizou-se também a análise conjunta entre os resultados dos dois algoritmos utilizados. Apoiado nos resultados, foi percebido que obter os clusters de forma ordenada oferece, além da análise segundo os critérios preestabelecidos das franquias, a incorporação da preferência do decisor, implicando em resultados customizados. O resultado considerando os dois algoritmos indicou que 42 franquias apresentavam resultados satisfatórios de acordo com a preferência do decisor nas duas análises. Dessa forma, o método pode auxiliar a alocação do capital em franquias de forma mais assertiva e direcionada, apoiada em mais de um algoritmo, havendo a possibilidade de investimento em mais de uma franquia. A pesquisa apresenta também contribuições científicas, pois foram encontrados poucos estudos que analisaram o investimento de franquias utilizando métodos multicritérios e clusters apesar do aumento do interesse dos novos investidores nesse setor após a pandemia da Covid-19.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectPrometheept_BR
dc.subjectPartições ordenadaspt_BR
dc.titleAnálise de investimento em franquias baseada em clusterização multicritériopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1526933977363826pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2125044858442348pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxInvestors seek different mechnisms to assist in the decision-making process of investing capital in companies that follow the marketing model based on franchising, being reinforced mainly through financial factors. In this sense, the presente study aims to apply two ordered multicriteria clustering algorithms with the aim of presenting the franchises that are closest to the decision maker’s preferences, facilitating the decision process. With the literature review, 8 criteria were selected to support maker’s decision, along with a sample of 241 franchises, which were selected from the Associação Brasileira de Franquias (ABF) database and which contained data for all analysis criteria. To obtain the decision maker’s preferences, a structured questionnaire was used, where the Fuzzy Analytic Network Process was used to obtain the weights. Then, the algorithms were applied to different ordered partitions of k clusters. A joint analysis was also performed between the results of the two algorithms used. Based on the results, it was realized that obtaining the clusters in an orderly manner offers, in addition to the analysis according to the pre-established criteria of the franchises, the incorporation of the decision maker’s preference, resulting in customized results. The result considering the two algorithms indicated that 42 franchises presented satisfactory results according to the decision maker’s preference in both analyses. In this way, the method can help to allocate capital in franchises in a more assertive and targeted way, supported by more than one algorithm, with the possibility of investing in more than one franchise. The research also presents scientific contributions, as few studies were found that analyzed franchise investment using multicriteria and clusters methods despite the increased interest of new investors in this sector after the Covid-19 pandemic.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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