Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53468

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorROCHA, Manuela Menezes-
dc.date.accessioned2023-11-06T21:46:29Z-
dc.date.available2023-11-06T21:46:29Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-11-06-
dc.identifier.citationROCHA, Manuela Menezes. Pesquisas que relacionam a educação matemática crítica e a educação do campo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53468-
dc.description.abstractEste artigo traz uma pesquisa bibliográfica desenvolvida no quadro de um Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Pedagogia no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Objetivou identificar pesquisas que relacionam a Educação Matemática Crítica e a Educação do Campo com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental e analisar as aproximações e distanciamentos entre os estudos identificados. Define-se o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES como fonte de pesquisa para constituir o corpus de análise. Utiliza-se, inicialmente, a expressão “Educação Matemática Crítica” como palavra-chave para, posteriormente, proceder a leitura dos títulos, resumos e metodologias das pesquisas encontradas, com o intuito de identificar aquelas que se relacionam com a Educação do Campo e com os anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo dos quatro artigos que compõem o corpus apresenta poucos elementos de distanciamento que se restringem, quase sempre, ao perfil dos participantes. Quanto aos elementos de aproximação identificados, eles estão associados, em maioria, aos ambientes de aprendizagem considerados pelas pesquisas, como também à influência que exercem no ensino e na aprendizagem matemática.pt_BR
dc.format.extent23p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemática críticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titlePesquisas que relacionam a educação matemática crítica e a educação do campo nos anos iniciais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3520731345946769pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCCManuelaRochapdfaberto.PDF365,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons