Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MELO, Cinthya Lucia Martins Torres Saraiva de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Carolaine Katlin da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-06T14:57:19Z | - |
dc.date.available | 2023-11-06T14:57:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-11-10 | - |
dc.identifier.citation | Referência: SANTOS, Carolaine Katlin da Silva. Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva apresentar resultados de pesquisa e compreender os desafios enfrentados no processo de alfabetização na pandemia e no pós-pandemia no 2° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Camocim de São Félix. As categorias teóricas estudadas são: o processo de alfabetização escolar, nas perspectivas de Teberosky e Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) e Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Educação na pandemia e pós-pandemia trazendo contribuições de Behar (2020), Rondini (2020) e Kohan (2020). Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, foi aplicado Questionário para coleta dos dados com os sujeitos participantes através do Google Forms. Os resultados apresentaram alguns desafios no processo de alfabetização no contexto da pandemia e pós-pandemia: ausência de contato entre docentes e discentes, a participação e o acompanhamento da família e o atraso que a pandemia trouxe em relação à aprendizagem relativa ao processo de alfabetização. Os jogos pedagógicos e leituras variadas foram estratégias anunciadas para trabalhar as dificuldades quanto à alfabetização das crianças no retorno das aulas remotas. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.title | Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALENCAR, Maria Fernanda dos Santos | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4016538612405542 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to present research results and understand the challenges faced in the literacy process during the pandemic and post-pandemic in the 2nd year of elementary school, in a municipal school in Camocim de São Félix. The theoretical categories studied are: the school literacy process, from the perspectives of Teberosky and Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) and Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Education in the pandemic and post-pandemic bringing contributions from Behar (2020), Rondini (2020) and Kohan (2020). Research with a qualitative, descriptive approach, a questionnaire was applied to collect data from the participating subjects through Google Forms. The results presented some challenges in the literacy process in the context of the pandemic and post-pandemic: lack of contact between teachers and students, family participation and monitoring and the delay that the pandemic brought in relation to learning related to the literacy process. Pedagogical games and varied readings were strategies announced to work on difficulties regarding children's literacy when returning from remote classes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5535666132266910 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC _ FINAL _ CAROL (1) (2).pdf | TCC Corrigido | 554,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons