Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Cinthya Lucia Martins Torres Saraiva de-
dc.contributor.authorSANTOS, Carolaine Katlin da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-06T14:57:19Z-
dc.date.available2023-11-06T14:57:19Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-11-10-
dc.identifier.citationReferência: SANTOS, Carolaine Katlin da Silva. Desafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamental. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53453-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar resultados de pesquisa e compreender os desafios enfrentados no processo de alfabetização na pandemia e no pós-pandemia no 2° ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Camocim de São Félix. As categorias teóricas estudadas são: o processo de alfabetização escolar, nas perspectivas de Teberosky e Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) e Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Educação na pandemia e pós-pandemia trazendo contribuições de Behar (2020), Rondini (2020) e Kohan (2020). Pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, foi aplicado Questionário para coleta dos dados com os sujeitos participantes através do Google Forms. Os resultados apresentaram alguns desafios no processo de alfabetização no contexto da pandemia e pós-pandemia: ausência de contato entre docentes e discentes, a participação e o acompanhamento da família e o atraso que a pandemia trouxe em relação à aprendizagem relativa ao processo de alfabetização. Os jogos pedagógicos e leituras variadas foram estratégias anunciadas para trabalhar as dificuldades quanto à alfabetização das crianças no retorno das aulas remotas.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pelo processo de alfabetização pós-pandemia no 2º ano do fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coALENCAR, Maria Fernanda dos Santos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4016538612405542pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to present research results and understand the challenges faced in the literacy process during the pandemic and post-pandemic in the 2nd year of elementary school, in a municipal school in Camocim de São Félix. The theoretical categories studied are: the school literacy process, from the perspectives of Teberosky and Ferreiro (1986); Ferreiro (1999); Braggio (1989); Soares (2003; 2009; 2020) and Freire (1983; 1986; 1989; 2009); Education in the pandemic and post-pandemic bringing contributions from Behar (2020), Rondini (2020) and Kohan (2020). Research with a qualitative, descriptive approach, a questionnaire was applied to collect data from the participating subjects through Google Forms. The results presented some challenges in the literacy process in the context of the pandemic and post-pandemic: lack of contact between teachers and students, family participation and monitoring and the delay that the pandemic brought in relation to learning related to the literacy process. Pedagogical games and varied readings were strategies announced to work on difficulties regarding children's literacy when returning from remote classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5535666132266910pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _ FINAL _ CAROL (1) (2).pdfTCC Corrigido554,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons