Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53424

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPostal, Ricardo-
dc.contributor.authorBione, Maria Luiza Cintra-
dc.date.accessioned2023-11-01T22:55:58Z-
dc.date.available2023-11-01T22:55:58Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.date.submitted2023-10-30-
dc.identifier.citationBIONE, Maria Luiza Cintra. PNLD - Obras Literárias: diferentes visões de mundo ou manutenção da hierarquia no campo literário? 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53424-
dc.description.abstractO Programa Nacional do Livro Didático Literário, PNLD Literário, é um programa de incentivo à leitura do governo brasileiro voltado à distribuição de obras literárias em escolas públicas do país. A seleção dessas obras é alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e abrange diversos gêneros literários, de modo a enriquecer a experiência educacional dos estudantes. O projeto, em seu edital, diz buscar diversidade através de várias perspectivas literárias, no entanto, o cenário literário no Brasil é uniforme, e favorece apenas alguns grupos privilegiados, tornando a literatura dominante um espaço onde somente alguns setores da sociedade têm voz. Sendo assim, objetivo deste trabalho é averiguar a sexta divisão de gêneros (romance) da seleção de obras literárias do PNLD - Obras Literárias (2020) com ênfase nas perspectivas diversas sobre o mundo e/ou na perpetuação de hierarquias no âmbito literário, examinando a presença de uma variedade de vozes, em termos de autoria, conforme preconizado pelo edital do programa e pela BNCC. Para isso, dados sobre os autores, agrupados por ano escolar e literatura nacional/internacional, das obras indicadas foram coletados e categorizados por marcadores sociais e identitários, como gênero, raça, profissão e região. Após a categorização, foi realizada uma análise qualitativa desses números, identificando se o programa estava atingindo seu propósito de promover a leitura de diferentes visões de mundo, à luz dos teóricos como Regina Dalcastagnè (2012), Conceição Evaristo (2021), Gayatri Chakravorty Spivak (2010 [1988]). Os resultados evidenciam que o PNLD 2020 não efetua a diversidade de autores como estipulado, notando-se que o perfil dos autores é branco, residente na região sudeste, com vantagens socioeconômicas e uma posição privilegiada no discurso. Portanto, a discrepância entre a composição de escritores no PNLD Literário (2020) e os princípios de diversidade declarados indica uma desconexão entre objetivos e prática. Isso questiona a eficácia do edital, levantando preocupações sobre oportunidades educacionais enriquecedoras.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPNLD Literáriopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático Literáriopt_BR
dc.subjectObras literárias em escolas públicaspt_BR
dc.subjectDiversidade literáriapt_BR
dc.subjectDiversidade de autorespt_BR
dc.titlePNLD - Obras Literárias: diferentes visões de mundo ou manutenção da hierarquia no campo literário?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6217352453055893pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4468145682489069pt_BR
dc.description.abstractxThe Programa Nacional do Livro Didático, PNLD Literário, is a Brazilian government initiative aimed at promoting reading by distributing literary works to public schools. The selection of these works aligns with the guidelines of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) and covers various literary genres to enhance students’ educational experience. While the program’s manifesto claims to seek diversity through multiple literary perspectives, the Brazilian literary landscape remains uniform, favoring only certain privileged groups, thus making dominant literature a space where only a few sectors of society have a voice. Therefore, the objective of this study was to examine the sixth genre division (romance) of the PNLD – Obras Literárias (2020) selection with a focus on diverse perspectives on the world and/or the perpetuation of hierarchies in the literary field. This examination involved scrutinizing the presence of a variety of voices in terms of authorship, as stipulated by the program’s manifesto and the BNCC. Data on authors, categorized by school year and national/international literature, were collected and classified based on social and identity markers such as gender, race, profession, and region. Following categorization, a qualitative analysis of these data was conducted to determine if the program was achieving its goal of promoting diverse worldviews, in light of theorists such as Regina Dalcastagnè (2012), Conceição Evaristo (2021), and Gayatri Chakravorty Spivak (2010 [1988]). The results reveal that the PNLD 2020 does not achieve the intended diversity of authors; a noticeable trend is that authors are predominantly white, reside in the southeast region, possess socioeconomic advantages, and hold a privileged position in discourse. Consequently, the discrepancy between the composition of writers in the PNLD Literário (2020) and the declared principles of diversity highlights a gap between goals and practice, raising concerns about enriching educational opportunities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Letraspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0187-3340pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Português

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Luiza Cintra Bione.pdf266,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons