Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53409

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSANTOS, Kleb Fernando da Silva-
dc.date.accessioned2023-11-01T17:45:46Z-
dc.date.available2023-11-01T17:45:46Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-31-
dc.identifier.citationSANTOS, Kleb Fernando da Silva. Animes como gerador de debates não estruturados na potencialização de princípios da educação ambiental. 2023. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Química - Licenciatura, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53409-
dc.description.abstractOs animes são um tipo de mídia digital presente no cotidiano da geração que abarca nossos alunos. Tendo em vista a importância de se contextualizar e buscar o interesse do aluno no ensino é viável pensá-lo como uma alternativa a ser utilizada nos espaços escolares. Muitos apresentam tópicos sobre educação ambiental, tendo o meio ambiente como eixo transversal ao conteúdo, contudo negligenciam a pluralidade de significados que o termo assume e a diversidade de correntes de pensamento que convergem em alguns pontos e divergem em outros. Ao mesmo tempo, algumas abordagens desconsideram o desenvolvimento de habilidades críticas que devem ser trabalhadas concomitantemente ao tratamento da temática. O presente trabalho tem por objetivo analisar a aprendizagem significativa dos principios da educação ambiental que desenvolvam uma postura crítica de estudantes de Ensino Fundamental e demais, a partir de debates não estruturados gerados por situações contextualizadas em animes. Quanto a metodologia, é caracterizada como uma pesquisa de natureza básica. Os resultados foram analisados à luz dos processos argumentativos a fim de realizar uma aprendizagem significativa dos princípios da educação ambiental. Os resultados apresentaram uma presença característica da corrente crítica da educação ambiental, nas falas desenvolvidas pelos participantes da pesquisa. Logo, tornando-se uma ferramenta capaz de potencializar a aprendizagem e discussão sobre educação ambiental dentro dos espaços escolares.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectArgumentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.titleAnimes como gerador de debates não estruturados na potencialização de princípios da educação ambiental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7253831389382376pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxAnimes are a type of digital media that are part of the daily lives of the generation encompassing our students. Considering the importance of contextualizing and engaging students in education, it is feasible to consider them as an alternative to be used in school settings. Many anime series address topics related to environmental education, with the environment as a cross-cutting theme in their content. However, they often overlook the diversity of meanings that the term encompasses and the various schools of thought that converge on some points while differing on others. At the same time, some approaches fail to address the development of critical skills that should be cultivated alongside the treatment of environmental issues. This study aims to analyze the meaningful learning of environmental education principles that foster a critical attitude among elementary and other students through unstructured debates generated by context-driven situations in anime. In terms of methodology, it is characterized as basic research. The results were analyzed in light of argumentative processes in order to achieve meaningful learning of environmental education principles. The findings demonstrated a distinct presence of the critical perspective of environmental education in the statements made by the research participants. Therefore, it becomes a tool capable of enhancing learning and fostering discussions about environmental education within school settings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Kleb Fernando da Silva Santos.pdf1,69 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons