Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53391
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONTIJO, Daniela Tavares | - |
dc.contributor.author | MARINHO, Mayelle Tayana | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-01T12:52:51Z | - |
dc.date.available | 2023-11-01T12:52:51Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Mayelle Tayana. As inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53391 | - |
dc.description.abstract | A adolescência é um período de intensas transformações e potencial vulnerabilidade referente às condições de saúde, sendo assim período fértil para ações de promoção da saúde. O diálogo com o referencial de Paulo Freire reconhece o adolescente enquanto um ser humano de direitos, relacional, dialógico, crítico, capaz de se posicionar e contribuir com a transformação de si mesmo e de sua realidade. Nesse sentido, as práticas de educação em saúde com os adolescentes devem ser construídas em uma perspectiva crítica da realidade social, abarcando as relações que os condicionam e determinam. Entre as diferentes temáticas passíveis de problematização junto aos adolescentes, as reflexões sobre como estes se envolvem em suas ocupações cotidianas e como estas se relacionam com a percepção de saúde podem contribuir com subsídios para o desenvolvimento de ações de educação em saúde. O presente estudo objetivou compreender as inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes. Trata-se de um estudo qualitativo, alicerçado na investigação temática conforme proposto por Paulo Freire. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal na cidade do Recife-Pernambuco, com 33 adolescentes do oitavo ano do ensino fundamental com idade entre 13 e 16 anos. O estudo foi operacionalizado em quatro etapas: aproximação com o campo, leitura da realidade, seminários de codificações e problematização. Os dados coletados através de observação participante de atividades lúdicas e expressivas participativas e grupos focais foram analisados por meio da análise de conteúdo temática. Osresultados foram agrupados em quatro categorias: o processo de aproximação com os participantes do estudo; as concepções de saúde e situações de adoecimento na perspectiva dos adolescentes; o envolvimento ocupacional e suas implicações na saúde; os inéditos viáveis na promoção de saúde na adolescência. A análise possibilitou compreender que o envolvimento ocupacional é um fenômeno complexo, que se inter-relaciona de diferentes formas com a percepção de saúde no cotidiano dos adolescentes. Percebeu-se a compreensão pelos adolescentes de saúde a partir das relações com o adoecimento. Entre a diversidade de ocupações realizadas, a fragilidade das vivências com os familiares chamou atenção pelas conexões com a percepção de sofrimento e adoecimento mental. Também foram discutidos o envolvimento com outras ocupações como dormir, uso do celular, atividades escolares, cuidados domésticos, brincar, lazer, amizades e atividades físicas diariamente. Os dados denunciam diferentes situações de inequidades de poder, relacionadas principalmente a idade, classe socioeconômica e gênero, que caracterizam situações de injustiça ocupacional que atravessam e limitam o envolvimento ocupacional e impactam na percepção de saúde na adolescência. Os participantes anunciaram possíveis inéditos viáveis para a solução das problemáticas, criação de espaços de escuta, de potencialização dos vínculos com os pais e mudanças tanto físicas quanto atitudinais na escola. A pesquisa possibilitou a compreensão da potencialidade da investigação temática e da utilização de atividades enquanto recursos que potencializam o envolvimento com a pesquisa e a voz dos adolescentes nesse processo, construindo subsídios importantes para a elaboração de estratégias de educação em saúde, pautadas no compromisso com a transformação da realidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Adolescente | pt_BR |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.subject | Terapia ocupacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | As inter-relações entre o envolvimento ocupacional e a percepção de saúde na perspectiva de adolescentes | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8407648871742039 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3664459834123929 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescente | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adolescence is a period of intense transformations and potential vulnerability regarding health conditions, making it a fertile period for health promotion actions. Dialogue with Paulo Freire's framework recognizes the adolescent as a human being with rights, relational, dialogical, critical, capable of positioning himself and contributing to the transformation of himself and his reality. In this sense, health education practices with adolescents must be constructed from a critical perspective of social reality, encompassing the relationships that condition and determine them. Among the different themes that can be discussed with adolescents, reflections on how they engage in their daily occupations and how these relate to their perception of health can contribute to the development of health education actions. The present study aimed to understand the interrelationships between occupational involvement and health perception from the perspective of adolescents. This is a qualitative study, based on thematic research as proposed by Paulo Freire. The research was carried out in a municipal school in the city of Recife-Pernambuco, with 33 adolescents in the eighth year of elementary school aged between 13 and 16 years old. The study was carried out in four stages: approach to the field, reading of reality, coding seminars and problematization. The data collected through participant observation of playful and expressive participatory activities and focus groups were analyzed using thematic content analysis. The results were classified into four categories: the approach process with the study participants; health concepts and illness situations from the perspective of adolescents; occupational engagement and its implications for health; the unpublished viable in health promotion in adolescence. The analysis made it possible to understand that occupational engagement is a complex phenomenon, which is interrelated in different ways with the perception of health in the daily lives of adolescents. It was noticed the understanding of health by adolescents from the relationships with the illness. Among the diversity of occupations carried out by adolescents, the fragility of experiences with family members drew attention due to its connections with the perception ofsuffering and mental illness. Furthermore, it was discussed the engagement with other occupations such as sleeping, cell phone use, school activities, domestic care, playing, leisure, friendships and daily physical activities were also discussed. The data reveal different situations of power inequalities, mainly related to age, socioeconomic class and gender, which characterize situations of occupational injustice that cross and limit occupational engagement and impact on the perception of health in adolescence. The participants also highlighted possible unpublished possibilities for solving the problems faced, such as the creation of spaces for listening, strengthening ties with parents and both physical and attitudinal changes in the school community. The research allowed to understand the potential of the thematic investigation and the use of activities as resources that enhance the engagement with research and the voice of adolescents in this process, building important subsidies for the elaboration of health education strategies with this public, based on the commitment to changing reality. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Mayelle Tayana Marinho.pdf Artículo embargado hasta 2025-10-24 | 5,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons