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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53356
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | KOHL, Henrique Gerson | - |
dc.contributor.author | MELO, Renata Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-31T14:44:32Z | - |
dc.date.available | 2023-10-31T14:44:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-26 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Renata Ferreira de. Análise qualitativa dos benefícios da natação em crianças e adolescentes com espectro autista: uma revisão bibliográfica. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53356 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho investigou a relação entre natação e autismo, explorando múltiplas perspectivas e impactos desses fatores na vida de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, adotando uma abordagem que abrangeu um período de cinco anos, compreendendo publicações entre 2018 e 2023. As buscas por artigos foram conduzidas nas bases de dados científicas: PubMed e ScieloBR, utilizando descritores: "autismo," "natação," e "atividades aquáticas." Foram incluídos três estudos na discussão dos resultados. No primeiro estudo (Carter e Koch, 2023), examinou-se as experiências de pais e professores em relação às aulas de natação para crianças com TEA. No estudo de Lawson et al., 2019, foram exploradas as experiências de crianças com TEA e suas famílias em relação à natação. No passo que a pesquisa de Adin e Pancar (2023), concentrou-se nos efeitos do exercício de natação na função respiratória de crianças com TEA. Em conjunto, as pesquisas ressaltaram a importância da natação como uma atividade significativa para crianças com TEA, enfatizando a necessidade de instrução personalizada, formação de profissionais e conscientização sobre o TEA. Além disso, os resultados indicam que a natação pode oferecer benefícios físicos, psicológicos e terapêuticos para crianças com TEA, tornando-se uma área promissora para pesquisas futuras e práticas inclusivas. | pt_BR |
dc.format.extent | 16p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Natação | pt_BR |
dc.subject | Atividades aquáticas | pt_BR |
dc.title | Análise qualitativa dos benefícios da natação em crianças e adolescentes com espectro autista : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5748430865476746 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work investigated the relationship between swimming and autism, exploring multiple perspectives and impacts of these factors on the lives of children with ASD. A bibliographical research was developed, adopting an approach that covers a period of five years, comprising publications between 2018 and 2023. The searches for articles were carried out in the scientific databases: PubMed and ScieloBR, using the descriptors: "autism", "swimming , " and "water activities." Three studies were included in the discussion of results. In the first study (Carter and Koch, 2023), the experiences of parents and teachers regarding swimming lessons for children with ASD were examined. In the study by Lawson et al., 2019, the experiences of children with ASD and their families in relation to swimming were explored. Similar to Adin and Pancar's (2023) research, it focused on the effects of swimming exercise on respiratory function in children with ASD. Taken together, the research has emphasized the importance of swimming as a meaningful activity for children with ASD, emphasizing the need for personalized instruction, professional training, and awareness of ASD. Furthermore, the results indicate that hydration can offer physical, psychological and therapeutic benefits for children with ASD, making it a promising area for future research and inclusive practices. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Educação Física (Bacharelado) |
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