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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Maria Lúcia Gurgel da-
dc.contributor.authorBARROS, Eduarda Grasieli da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-31T12:19:28Z-
dc.date.available2023-10-31T12:19:28Z-
dc.date.issued2023-04-22-
dc.date.submitted2023-10-25-
dc.identifier.citationBarros, Eduarda Grasieli da Silva. Palhaçaria (clown) como ferramenta terapêutica em um grupo de afasia no contexto da pandemia do covid-19: relato de caso. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Fonoaudiologia)- Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53348-
dc.description.abstractO presente relato tem por objetivo descrever os efeitos do uso da palhaçaria no contexto do grupo terapêutico na comunicação e qualidade de vida de um paciente com afasia com sintomas predominantemente expressivos, através da comparação de resultados obtidos em três períodos de análise. Trata-se de um estudo de caso. Foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob o número de parecer 1.692.729. A pesquisa foi realizada de forma remota/assíncrona, através de plataformas digitais. A coleta de dados foi realizada, na plataforma digital Google meet, no período de setembro de 2021 a janeiro de 2023. A análise foi realizada em três períodos, sendo eles divididos em: Período pré intervenção clownesca, Período pós intervenção clownesca e Follow up. Foram utilizados protocolos específicos para análise da qualidade de vida, comunicação e bem-estar do indivíduo . A comparação entre os períodos evidenciou que a prática da palhaçaria causou efeitos positivos na melhora da qualidade de vida e comunicação funcional do participante. As plataformas digitais apresentaram-se como recurso de apoio, contribuindo para a perpetuação das terapias e evolução do participante.pt_BR
dc.format.extent15p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectafasiapt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectclownpt_BR
dc.subjectcovid-19pt_BR
dc.titlePalhaçaria (clown) como ferramenta terapêutica em um grupo de afasia no contexto da pandemia do covid-19 : relato de caso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0681595736655895pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6658237456457369pt_BR
dc.description.abstractxThis report aims to describe the effects of the use of clowning in the context of the therapeutic group on the communication and quality of life of a patient with aphasia with predominantly expressive symptoms, through the comparison of results obtained in three periods of analysis. This is a case study. It was approved by the research ethics committee under opinion number 1,692,729. The survey was carried out remotely/asynchronously, through digital platforms. Data collection was carried out on the Google meet digital platform, from September 2021 to January 2023. The analysis was carried out in three periods, which were divided into: Pre-clown intervention period, Post-clown intervention period and Follow up. Specific protocols were used to analyze the individual's quality of life, communication and well-being . The comparison between the periods showed that the practice of clowning had positive effects on improving the participant's quality of life and functional communication. Digital platforms were presented as a support resource, contributing to the perpetuation of therapies and participant evolution.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFN) - Departamento de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fonoaudiologiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Fonoaudiologia

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