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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53344

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Alexsandro da-
dc.contributor.authorSILVA, Flaviane Manuele da-
dc.date.accessioned2023-10-31T11:23:50Z-
dc.date.available2023-10-31T11:23:50Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-28-
dc.identifier.citationSILVA, Flaviane Manuele da. As práticas de alfabetização desenvolvidas por professoras de 5º ano do ensino fundamental no período pós-pandemia. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de curso - curso de Pedagogia, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53344-
dc.description.abstractCom o surgimento do COVI-19, durante o ano de 2020, as aulas foram suspensas. Buscando a continuidade dos processos de ensino e aprendizagem, iniciou-se a implementação do ensino remoto, com aulas e atividades por meio de plataformas digitais (Google Meet, WhatsApp) ou de atividades impressas que poderiam ser retiradas na escola. No período pós-pandemia, foi possível perceber os impactos deixados pelo ensino remoto, com alunos em turmas de 4º e 5º ano que ainda não tinham sido alfabetizados. Com isso, o presente trabalho tem como objetivo investigar como professores de uma escola de tempo integral desenvolvem práticas alfabetizadoras para garantir a alfabetização “tardia” de crianças no período pós-pandemia. Com auxílio de autores como Rojo (2002), Leal e Fonseca (2015), Silva (2018) e Morais (2012), foi possível discutir sobre as práticas alfabetizadoras no contexto escolar e sobre a necessidade de ajuste do ensino aos diferentes níveis de conhecimento dos aprendizes. Do ponto de vista metodológico, adotamos uma abordagem qualitativa e, para a geração de dados, utilizamos a observação de campo e a entrevista semiestruturada, a partir do que propõe Minayo (2007). Para a análise e o tratamento dos dados, utilizamos a análise de conteúdo, de acordo com Gomes (2007). Participaram da pesquisa 5 professoras de uma escola municipal em tempo integral, localizada na zona urbana no município de Caruaru - PE. Os resultados apontaram a utilização dos agrupamentos por níveis de conhecimento, da leitura compartilhada e da organização de duplas de níveis diferentes como principais práticas alfabetizadoras utilizadas por essas professoras. Aliados às práticas alfabetizadoras, foi possível encontrar a utilização de recursos didático-pedagógicos, como jogos, apostilas, livros paradidáticos e internet/notebook. Concluímos que o processo de alfabetização constitui um desafio presente nas turmas de 5º ano investigadas, mas as práticas alfabetizadoras desenvolvidas, assim como os recursos didático-pedagógicos, têm, apesar dos limites, investido na tentativa de garantir o direito que todas as crianças têm de aprender a ler e a escrever com autonomia.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectPráticas alfabetizadoraspt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.titleAs práticas de alfabetização desenvolvidas por professoras de 5º ano do ensino fundamental no período pós-pandemia.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8121589719364620pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2626338170888514pt_BR
dc.description.abstractxWith the emergence of COVID-19, during 2020, classes were suspended. Seeking continuity in teaching and learning processes, the implementation of remote teaching began, with classes and activities through digital platforms (Google Meet, WhatsApp) or printed activities that could be picked up at school. In the post-pandemic period, it was possible to perceive the impacts left by remote teaching, with students in 4th and 5th year classes who had not yet become literate. Therefore, the present work aims to investigate how teachers at a full-time school develop literacy practices to guarantee “late” literacy for children in the post-pandemic period. With the help of authors such as Rojo (2002), Leal and Fonseca (2015), Silva (2018) and Morais (2012), it was possible to discuss literacy practices in the school context and the need to adjust teaching to different levels of knowledge of apprentices. From a methodological point of view, we adopted a qualitative approach and, to generate data, we used field observation and semi-structured interviews, based on what Minayo (2007) proposes. For data analysis and processing, we used content analysis, according to Gomes (2007). Five full-time teachers from a municipal school, located in the urban area in the city of Caruaru - PE, participated in the research. The results showed the use of groups based on knowledge levels, shared reading and the organization of pairs at different levels as the main literacy practices used by these teachers. Combined with literacy practices, it was possible to find the use of didactic-pedagogical resources, such as games, handouts, textbooks and the internet/notebook. We conclude that the literacy process constitutes a challenge present in 5th grade classes, but the literacy practices developed, as well as the didactic-pedagogical resources, have, despite the limits, invested in the attempt to guarantee the right that all children have to learn to read and write independently.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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