Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53341

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRODRIGUEZ, Ernesto Arcenio Valdéz-
dc.contributor.authorLUCAS, Deyse Emmanuely Andrade-
dc.date.accessioned2023-10-31T11:06:51Z-
dc.date.available2023-10-31T11:06:51Z-
dc.date.issued2023-09-26-
dc.date.submitted2023-10-26-
dc.identifier.citationLUCAS, Deyse Emmanuely Andrade. Física e animação: elementos históricos e conceitos físicos. 2023. 93 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53341-
dc.description.abstractNa busca de instrumentos de ensino de física alternativos, surge a possibilidade de discutir, ensinar e aprender física através de desenhos animados. Este trabalho se propõe a investigar alguns dos conceitos físicos envolvidos na construção do cinema de animação. Tomando como base, três dos livros que se destacam no setor de animação, dos autores Lucena Júnior, Thomas e Johnston, e Richard Williams, analisando e discutindo inovações técnicas e estéticas, durante a história da animação, nas quais conceitos físicos se fizeram presentes. Nesse estudo, cinco dos doze princípios de animação discutidos no livro de Thomas e Johnston, são interpretados a partir de conceitos físicos que explicam os eventos a serem representados em animação. Ainda destacamos alguns dos comandos e ferramentas que utilizamos no Blender, a partir de um pequeno ensaio em que detalhamos algumas de suas etapas. Por fim, selecionamos um dos exemplos discutidos no livro de Richard Williams, a trajetória do lançamento de uma bolinha. A partir deste exemplo, produzimos uma animação no Blender, na qual discutimos os critérios observados e interpretados por um animador para representar esse evento. Destacamos ainda alguns modelos físicos e os comparamos com a animação que produzimos, pontuando as semelhanças e as discordâncias entre as abordagens. Entre esses modelos físicos pontuamos o movimento balístico com resistência do ar, colisão elástica e energia mecânica.pt_BR
dc.format.extent93p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimação para o ensinopt_BR
dc.subjectBlenderpt_BR
dc.subjectHistória da Animaçãopt_BR
dc.titleFísica e animação: elementos históricos e conceitos físicos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/7710561872187910pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5448156334710151pt_BR
dc.description.abstractxIn the search for alternative physics teaching tools, the possibility arises of discussing, teaching and learning physics through cartoons. This paper sets out to investigate some of the physics concepts involved in the construction of animated films. It takes as its basis three of the books that stand out in the animation sector, by the authors Lucena Júnior, Thomas and Johnston, and Richard Williams, analyzing and discussing technical and aesthetic innovations during the history of animation, in which physical concepts have been present. In this study, five of the twelve principles of animation discussed in Thomas and Johnston's book are interpreted from physical concepts that explain the events to be represented in animation. We also highlight some of the commands and tools we use in Blender, starting with a short essay detailing some of its stages. Finally, we selected one of the examples discussed in Richard Williams' book, the trajectory of a ball being thrown. Based on this example, we produced an animation in Blender, in which we discussed the criteria observed and interpreted by an animator to represent this event. We also highlighted some physical models and compared them with the animation we produced, pointing out the similarities and disagreements between the approaches. These physical models include ballistic movement with air resistance, elastic collision and mechanical energy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Deyse Emmanuely Andrade Lucas.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons