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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53322

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Nelio Vieira de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Tadeu da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-30T18:25:30Z-
dc.date.available2023-10-30T18:25:30Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-10-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Tadeu da Silva. Decolonialidade e educação: Repensando as relações de poder no ambiente escolar. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53322-
dc.description.abstractO trabalho de pesquisa se concentra na abordagem da decolonialidade na educação, visando repensar as relações educativas e abordar as situações de resistência dos alunos às normas. Começando com uma contextualização do colonialismo e sua influência nas estruturas de poder, exploramos como a decolonialidade surge como uma resposta crítica a esses legados coloniais. A decolonialidade busca questionar as estruturas de poder, reconhecer a pluralidade de saberes e identidades culturais, e promover uma educação equitativa e emancipatória. No contexto educacional, a decolonialidade pode ser vista como fundamental para promover uma educação que valorize a diversidade e construa relações de diálogo e colaboração, compreendendo que as relações de poder dentro da escola muitas vezes perpetuam dinâmicas de subalternidade e resistência dos alunos. A pesquisa adota uma abordagem exploratória e explicativa, com base em pesquisa bibliográfica e documental no qual será realizado uma análise de dados das plataformas Capes e ANPed. O estudo será qualitativo, analisando o conteúdo dos documentos coletados para compreender as perspectivas dos pesquisadores sobre o pensamento decolonial na educação e as situações de resistência discente. Com base nos resultados, conclui-se que é imperativo dar mais atenção ao tema da decolonialidade na educação, ouvindo as vozes dos discentes e repensando as práticas pedagógicas e as relações de poder no ambiente escolar. Essa abordagem não apenas pode melhorar a experiência educacional dos alunos, mas também contribuir para uma sociedade equitativa.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectResistência discentept_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.subjectSubalternidadept_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.titleDecolonialidade e educação: Repensando as relações de poder no ambiente escolar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1473701104928250pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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