Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53315
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mariana de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-30T17:46:45Z | - |
dc.date.available | 2023-10-30T17:46:45Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mariana de Lima. O ensino da escrita alfabética nos dois primeiros anos do ensino fundamental: uma investigação sobre a BNCC e o currículo de Pernambuco. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53315 | - |
dc.description.abstract | Este estudo se dedica a investigar as aproximações e os distanciamentos entre o Currículo de Pernambuco e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, no que se refere ao ensino do sistema de escrita alfabética, nos anos iniciais do ensino fundamental. Utilizamos como aporte teórico autores como Morais (2012), Ferreiro e Teberosky (1999), Leal (2013), Moreira e Silva (2002), Sacristán (2000), Santos (2009) e Soares (1998). A metodologia adotada envolveu a pesquisa documental e a análise de conteúdo, fundamentados nos estudos de Laville e Dionne (1999) e Bardin (2004). As análises apontaram que os documentos se distanciam no que concerne à concepção de alfabetização, pois, enquanto o Currículo de Pernambuco se alinha a perspectiva de que a aprendizagem do sistema de escrita alfabética é uma construção e não a mera repetição e memorização de informações prontas, a BNCC se aproxima da perspectiva associacionista, ao definir o mesmo processo como “codificar” e “decodificar”. Constatamos também que o Currículo de Pernambuco propõe a maioria das habilidades da BNCC, embora adicione sempre o uso de textos no processo de apropriação do SEA. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema de Escrita | pt_BR |
dc.subject | Currículo de Pernambuco | pt_BR |
dc.subject | BNCC | pt_BR |
dc.title | O ensino da escrita alfabética nos dois primeiros anos do ensino fundamental: uma investigação sobre a BNCC e o currículo de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5495141738905164 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MARIANA DE LIMA SILVA.pdf | 591,27 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons