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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53281

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSANDNER, Elisabete Maria-
dc.date.accessioned2023-10-27T01:15:09Z-
dc.date.available2023-10-27T01:15:09Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-10-11-
dc.identifier.citationSANDNER, Elisabete Maria. Educação Inclusiva: contribuições das práticas pedagógicas para aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53281-
dc.description.abstractO presente trabalho pretende refletir e discutir sobre os desafios e as práticas pedagógicas das professoras que atuam na educação de crianças com deficiências. A pesquisa é fruto de uma pesquisa de campo, realizada entre os períodos de 2022 a 2023 em uma escola urbana, pública e regular do município de Caruaru-PE. Tem como objetivo identificar os recursos utilizados pelos professores frente aos desafios encontrados na educação inclusiva e compreender a contribuição das práticas pedagógicas dos professores para aprendizagem significativa do aluno com deficiência. Como procedimento metodológico foi feito uma pesquisa de campo com trabalho de aproximação com o campo de pesquisa e observação do objeto de estudo. Os dados considerados para análise foram coletados por meio da entrevista semiestruturada, trazendo quatro professoras participantes que atuam na educação inclusiva. Os resultados alcançados auxiliaram para o entendimento de como atuam as professoras perante a inclusão da criança com deficiência, inserida no contexto escolar regular. Para as considerações finais destacamos que mesmo com a garantia de matrícula do aluno com deficiência assegurado por lei, os professores encontram desafios no que se diz respeito à inclusão por meio de participação ativa pela falta de conhecimento acerca das especificidades de cada caso. Como estratégia, as professoras dessa pesquisa se utilizam da prática pedagógica ativa com o envolvimento de todos da comunidade escolar, inclusive os próprios alunos em sala, a fim de adaptar recursos necessários para que haja aprendizagem significativa de todos.pt_BR
dc.format.extent20p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleEducação Inclusiva: contribuições das práticas pedagógicas para aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8102655198573497pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

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