Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53277
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, Millena da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-27T00:40:15Z | - |
dc.date.available | 2023-10-27T00:40:15Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-26 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Millena da Silva. Concepções de avaliação da aprendizagem por professores que atuam em escolas multisseriadas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53277 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se inscreve no campo de estudos sobre avaliação da aprendizagem e tem como principal objetivo compreender as concepções e práticas de avalição dos professores que atuam nas escolas multisseriadas. Assim, entendemos as concepções de avaliação da aprendizagem a partir de autores como Luckesi (1999, 2000), Mendéz (2002) e Freitas et al. (2009), e os instrumentos avaliativos como práticas de avaliação partir de Melchior (1994). Em nosso percurso metodológico utilizamos o questionário aberto como instrumento de coleta de dados e obtivemos a participação de quatro professores. Para a análise dos dados, nos pautamos na Análise de Conteúdo conforme Bardin (1997). Os resultados deste estudo revelam uma ampla variedade de concepções de avaliação da aprendizagem, que vão desde a visão da avaliação como um processo contínuo e integrado ao ensino, até a compreensão de que a avaliação abrange múltiplas formas e contextos. Este estudo também identificou desafios significativos enfrentados pelos professores, como a diversidade de conteúdos, idades e níveis de aprendizado dentro da sala de aula, bem como a necessidade de adaptação constante. Os resultados destacam a importância de reconhecer e valorizar o trabalho dos professores que atuam em escolas multisseriadas, que não apenas ensinam, mas também se reinventam como profissionais para proporcionar uma educação eficaz. | pt_BR |
dc.format.extent | 22p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Concepções de avaliação | pt_BR |
dc.subject | Escolas multisseriadas | pt_BR |
dc.title | Concepções de avaliação da aprendizagem por professores que atuam em escolas multisseriadas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2865268774838103 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work is part of the field of studies on learning assessment and its main objective is to understand the conceptions and assessment practices of teachers who work in multigrade schools. Thus, we understand the concepts of learning assessment from authors such as Luckesi (1999, 2000), Mendéz (2002) and Freitas et al. (2009), and assessment instruments as assessment practices based on Melchior (1994). In our methodological path, we used the open questionnaire as a data collection instrument and obtained the participation of four teachers. For data analysis, we used Content Analysis according to Bardin (1997). The results of this study reveal a wide variety of conceptions of learning assessment, ranging from the view of assessment as a continuous process integrated with teaching, to the understanding that assessment encompasses multiple forms and contexts. This study also identified significant challenges faced by teachers, such as the diversity of content, ages and learning levels within the classroom, as well as the need for constant adaptation. The results highlight the importance of recognizing and valuing the work of teachers who work in multigrade schools, who not only teach, but also reinvent themselves as professionals to provide effective education. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Millena da Silva Ribeiro.pdf | 490,49 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons