Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53276

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de-
dc.contributor.authorSILVA, Karolayne Bezerra-
dc.date.accessioned2023-10-27T00:24:09Z-
dc.date.available2023-10-27T00:24:09Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationSILVA, Karolayne. Avaliação em larga escala: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações científicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53276-
dc.description.abstractO Artigo intitulado “AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações cientificas” inscreve -se no campo da avaliação e tem como objetivo compreender os discursos que permeiam as avaliações de larga escala em periódicos extratos A. Centra-se nas publicações que envolvem avaliações de larga escala em periódicos extratos A no período de 2022 à 2023, utilizando como perspectiva teórico metodológica a teoria do discurso de Ernesto Laclau (2007). Utilizamos como aporte teórico, autores como Burity (2014), Magalhães, Gonçalves, Almeida e Mendes (2018), Campos (2020), Zabalza (1987), Brasil (2014) Moreira, Pereira e Ferreira (2021) e Popkewitz (2015). A análise revelou que os discursos em torno da avaliação de larga escala presentes nas produções, destacaram que a avaliação de larga escala por vezes é percebida como medida de controle. As políticas de avaliação são retratadas como ferramentas utilizadas pelo Estado para regular o sistema educacional, onde a escola e os professores muitas vezes são colocados à mercê da avaliação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação de larga escalapt_BR
dc.subjectProdução científica.pt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala: discursos que envolvem políticas de avaliação em publicações científicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082597438365146pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC KAROLAYNE BEZERRA SILVA.pdf323,43 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons