Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53267

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorBEZERRA, Rener da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-26T17:40:39Z-
dc.date.available2023-10-26T17:40:39Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationBezerra, Rener da silva. A importância da disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores de matemática do Campus do Agreste: teoria x prática. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53267-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como principal objetivo analisar como os licenciando em matemática do campus do agreste vivenciam a disciplina estágio supervisionado l e ll através da relação teoria-prática, tomando como base os trabalhos de Lopes et al. (2017), Machado e Filho (2020), e o de Freitas, Silva e Oliveira (2010), Pimenta (2013) e Suzart e Silva (2020). Através da leitura dessas pesquisas criou-se um grande questionamento a respeito da formação de um professor de matemática, saber como os licenciando de matemática do campus do agreste vivenciam através da relação teoria-prática a disciplina estágio supervisionado l e ll? Para atingir os resultados de nossa pesquisa em questão, o trabalho foi organizado metodologicamente em uma pesquisa quanti-quali e de campo, com análises bibliográficas e aplicação de questionário. Com isso, chegou-se à conclusão de que 86% dos alunos tiveram uma boa experiência na disciplina, e que 83% acabaram mudando suas ideias sobre escola e sala de aula diante de todo processo didático e metodológico adquirido no curso até aquele momento, obtendo informações produtivas no âmbito profissional em sala de aula, mudanças na linha de pensamentos teóricos e práticos e novas percepções a respeito do ser professor ao vivenciarem a disciplina de estágio supervisionado.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstágiopt_BR
dc.subjectTeoriapt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleA importância da disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores de matemática do Campus do Agreste: teoria x prática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThis work has as main objective to analyze how the undergraduate students in mathematics of the agreste campus experience the discipline supervised internship l and ll through the theory-practice relationship, based on the works of Lopes et al. (2017), Machado and Filho (2020), and that of Freitas, Silva and Oliveira (2010), Pimenta (2013) and Suzart and Silva (2020). Through the reading of these researches a great question was created about the formation of a mathematics teacher, to know how the licentiates in this area of the agreste campus experience through the theorypractice relationship the discipline supervised internship l and ll? To achieve some result in this question, the work was methodologically organized in a qualitative, quantitative and field research, with bibliographic analyses and application of questionnaires. With this, it was concluded that 86% of the students had a good experience in the discipline, and that 83% ended up changing their ideas about school and classroom before all the didactic and methodological process acquired in the course until that moment, obtaining productive information in the professional scope in the classroom, changes in the line of theoretical and practical thoughts and new perceptions about being a teacher when experiencing the discipline of supervised internship.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Rener da Silva Bezerra.pdf427,18 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons