Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53267
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Rener da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T17:40:39Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T17:40:39Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-24 | - |
dc.identifier.citation | Bezerra, Rener da silva. A importância da disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores de matemática do Campus do Agreste: teoria x prática. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53267 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como principal objetivo analisar como os licenciando em matemática do campus do agreste vivenciam a disciplina estágio supervisionado l e ll através da relação teoria-prática, tomando como base os trabalhos de Lopes et al. (2017), Machado e Filho (2020), e o de Freitas, Silva e Oliveira (2010), Pimenta (2013) e Suzart e Silva (2020). Através da leitura dessas pesquisas criou-se um grande questionamento a respeito da formação de um professor de matemática, saber como os licenciando de matemática do campus do agreste vivenciam através da relação teoria-prática a disciplina estágio supervisionado l e ll? Para atingir os resultados de nossa pesquisa em questão, o trabalho foi organizado metodologicamente em uma pesquisa quanti-quali e de campo, com análises bibliográficas e aplicação de questionário. Com isso, chegou-se à conclusão de que 86% dos alunos tiveram uma boa experiência na disciplina, e que 83% acabaram mudando suas ideias sobre escola e sala de aula diante de todo processo didático e metodológico adquirido no curso até aquele momento, obtendo informações produtivas no âmbito profissional em sala de aula, mudanças na linha de pensamentos teóricos e práticos e novas percepções a respeito do ser professor ao vivenciarem a disciplina de estágio supervisionado. | pt_BR |
dc.format.extent | 47p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Estágio | pt_BR |
dc.subject | Teoria | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | A importância da disciplina de estágio supervisionado no curso de formação de professores de matemática do Campus do Agreste: teoria x prática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work has as main objective to analyze how the undergraduate students in mathematics of the agreste campus experience the discipline supervised internship l and ll through the theory-practice relationship, based on the works of Lopes et al. (2017), Machado and Filho (2020), and that of Freitas, Silva and Oliveira (2010), Pimenta (2013) and Suzart and Silva (2020). Through the reading of these researches a great question was created about the formation of a mathematics teacher, to know how the licentiates in this area of the agreste campus experience through the theorypractice relationship the discipline supervised internship l and ll? To achieve some result in this question, the work was methodologically organized in a qualitative, quantitative and field research, with bibliographic analyses and application of questionnaires. With this, it was concluded that 86% of the students had a good experience in the discipline, and that 83% ended up changing their ideas about school and classroom before all the didactic and methodological process acquired in the course until that moment, obtaining productive information in the professional scope in the classroom, changes in the line of theoretical and practical thoughts and new perceptions about being a teacher when experiencing the discipline of supervised internship. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Rener da Silva Bezerra.pdf | 427,18 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons