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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53254

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, Jose Ayron Lira Dos-
dc.contributor.authorSOUSA, Alissia Suelen da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-26T15:01:05Z-
dc.date.available2023-10-26T15:01:05Z-
dc.date.issued2023-10-06-
dc.date.submitted2023-10-24-
dc.identifier.citationSOUSA, Alissia Suelen da Silva. Abordagem baseada em problema como estratégia orientadora de ações reflexivas para o ensino de reações químicas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53254-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo observar como uma abordagem de resolução de problemas incorporada na prática reflexiva ajudou estudantes do Ensino Médio a aprender sobre reações químicos e a desenvolver habilidades investigativas. O estudo envolveu 13 alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio que participavam do itinerário formativo “Eu, Cientista” em uma escola pública do Agreste de Pernambuco por meio de uma atividade de aprendizagem baseada em resolução de problema (RP). A importância de empregar situações do mundo real como ferramenta de aprendizagem é enfatizada na RP. RP é uma metodologia centrada no aluno que transforma os alunos de consumidores passivos de conhecimento em solucionadores ativos de problemas. Além disso, o emprego de uma abordagem baseada em RP pode promover a aprendizagem centrada no aluno, na qual os alunos colaboram em pequenos grupos para resolver um único problema ou um conjunto de questões interligadas, sendo os alunos incentivados a realizar a sua própria investigação. Assim, a questão problema da pesquisa se justifica se os alunos do Ensino Médio têm problemas para vincular a teoria em sala de aula com a prática em seu cotidiano e como essa prática pode contribuir para uma aprendizagem ativa. Os alunos completaram uma atividade da RP usando uma abordagem investigativa para atingir os objetivos. Além disso, foram aplicados questionários antes e depois da atividade da RP, com dados analisados segundo o ponto de vista de Jonstone e a taxonomia de Bloom. Os resultados indicam que os alunos participantes do estudo conseguiram conectar a teoria à prática, e que tanto a RP por meio de investigação quanto a reflexão sobre as escolhas ajudaram na compreensão do conteúdo de Reações Químicas. Apontam também, para o desenvolvimento de habilidades descritas na taxonomia de Bloom e pertinentes ao esperado em uma aprendizagem ativa. Uma vez que foi observado não apenas o aprendizado conceitual, mas também a multiplicidade de linguagem química em se pensar o problema, buscar soluções e explica-las utilizando os níveis de conhecimento macroscópico, submicrosópico e em menor extensão o simbólico.pt_BR
dc.format.extent72p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectResolução de problemapt_BR
dc.subjectTaxonomia de Bloompt_BR
dc.subjectPerspectiva de Johnstonept_BR
dc.subjectReações químicaspt_BR
dc.titleAbordagem baseada em problema como estratégia orientadora de ações reflexivas para o ensino de reações químicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1890852823747196pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to observe how a problem-solving approach incorporated into reflective practice helped high school students learn about chemical reactions and develop investigative skills. The study involved 13 students from the first and second years of high school who participated in the “I, Scientist” training itinerary at a public school in Agreste de Pernambuco through a learning activity based on problem solving (RP). The importance of employing real-world situations as a learning tool is emphasized in PR. RP is a learner-centered methodology that transforms students from passive consumers of knowledge to active problem solvers. Furthermore, employing a PR-based approach can promote student-centered learning, in which students collaborate in small groups to solve a single problem or a set of interconnected questions, with students encouraged to conduct their own research. Thus, the research question is justified by whether high school students have problems linking theory in the classroom with practice in their daily lives and how this practice can contribute to active learning. Students completed a PR activity using an investigative approach to achieve objectives. Furthermore, questionnaires were administered before and after the PR activity, with data analyzed according to Jonstone's point of view and Bloom's taxonomy. The results indicate that the students participating in the study were able to connect theory to practice, and that both PR through investigation and reflection on choices helped in understanding the content of Chemical Reactions. They also point to the development of skills described in Bloom's taxonomy and relevant to what is expected in active learning. Since not only conceptual learning was observed, but also the multiplicity of chemical language in thinking about the problem, seeking solutions and explaining them using the macroscopic, submicroscopic and, to a lesser extent, symbolic levels of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0006-1821-5132pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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