Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53243

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ilana Santos de-
dc.contributor.authorCOSTA, Isabelly Rayssa Lima da-
dc.date.accessioned2023-10-26T12:24:55Z-
dc.date.available2023-10-26T12:24:55Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationCOSTA, Isabelly Rayssa Lima da. Efeitos da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53243-
dc.description.abstractIntrodução: A dança é uma linguagem corporal muito antiga que usa o corpo para movimentar-se e expressar sentimentos, com o passar do tempo a dança passou a ser um conteúdo da Educação Física programado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A dança traz diversos benefícios, dentre eles o desenvolvimento motor como lateralidade, equilíbrio e motricidade fina e global, além é claro o desenvolvimento cognitivo e socioafetivo. A psicomotricidade é uma área de estudo que se divide em psíquico e motriz, sendo o psiquismo a parte que estuda o cognitivo e o socioafetivo, e a motriz que estuda o movimento, sendo assim a psicomotricidade é o estudo da relação entre corpo e mente. É possível então notar que tanto a dança quanto a psicomotricidade buscam a relação e o equilíbrio entre o corpo e a mente. Objetivo: Verificar os efeitos da dança no desempenho psicomotor de crianças escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Métodos: As buscas foram realizadas nas seguintes bases de dados: LILACS, PUBMED, SCIELO e Google Acadêmico. Foi utilizada como estratégia de busca os seguintes descritores: psicomotricidade, desempenho psicomotor, dança, educação física, escolares, crianças, avaliação psicomotora e desenvolvimento. Resultados: A partir de uma busca foram encontrados seis estudos originais, com testes que mostraram um efeito positivo da dança em relação ao desenvolvimento motor de crianças entre 4 a 10 anos de idade. Conclusão: Dessa forma, através do estudo feito, podemos compreender que a dança causa efeitos positivos na psicomotricidade infantil, porém ainda há poucos estudos sobre o tema.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicomotorpt_BR
dc.titleEfeitos da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças : uma revisão de literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6890712133003359pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Dance is a very old body language that uses the body to move and express feelings. Over time, dance became part of Physical Education content programmed by the National Common Curricular Base (BNCC). Dancing brings several benefits, including motor development such as laterality, balance and fine and global motor skills, in addition to, of course, cognitive and socio-affective development. Psychomotricity is an area of study that is divided into psychic and motor, with psyche being the part that studies the cognitive and socio-affective, and the motor that studies movement, thus psychomotricity is the study of the relationship between body and mind. It is possible to note that both dance and psychomotricity seek the relationship and balance between the body and the mind. Objective: To verify the effects of dance on the psychomotor performance of school children in the early years of elementary school. Methods: The searches were carried out in the following databases: LILACS, PUBMED, SCIELO and Google Scholar. The following descriptors were used as a search strategy: psychomotor, psychomotor performance, dance, physical education, schoolchildren, children, psychomotor assessment and development. Results: From a search, six original studies were found, with tests that showed a positive effect of dance in relation to the motor development of children between 4 and 10 years of age. Conclusion: Therefore, through the study carried out, we can understand that dance causes positive effects on children's psychomotricity, but there are still few studies on the topic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC 2 - Depósito.pdf442,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons