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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53222

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMESQUITA, Giovana Borges-
dc.contributor.authorGALVAO, Laís Carolyne Tavares dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-26T02:42:14Z-
dc.date.available2023-10-26T02:42:14Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-06-16-
dc.identifier.citationGALVÃO, Laís Carolyne Tavares dos Santos. O agro que é tóxico: estratégias de comunicação para a conscientização sobre o uso de agrotóxico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53222-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a criação de uma cartilha sonora cuja finalidade é alertar os assentados/as e acampados/as do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Pernambuco sobre os perigos do uso de agrotóxicos. Muitos desses acampamentos e assentamentos estão situados em regiões do Nordeste consideradas desertos de notícias, que são lugares, em geral municípios, onde não existem veículos locais de mídia independente, sejam eles jornal, sites, blog ou emissora de rádio ou tv. Dessa forma, a questão problema que norteia este trabalho é: quais as estratégias podem ser usadas para a conscientização dos/as agricultores/as sobre o uso de agrotóxicos em assentamentos e acampamentos do MST? Partindo de uma metodologia que envolve vários métodos tais como: uma revisão bibliográfica, pesquisa documental, foi produzida uma cartilha, que se pauta por uma comunicação educativa não formal e pelo entendimento da Comunicação como Direito Humano. Um dos resultados do trabalho é a proposição de um novo gênero radiofônico, denominado educativo-diversional, e de um novo formato, a cartilha sonora. A propositura desse novo gênero e formato é porque a cartilha sonora “O agro que é tóxico” não se restringe apenas ao gênero educativo-cultural, que de acordo com Barbosa Filho (2003) tem como intuito principal educar e levar informação de qualidade por meio do rádio. A cartilha aqui apresentada utiliza elementos da dramatização para trabalhar os riscos do uso de agrotóxicos, chegando a criar um personagem, o “Toxiquinho”. No entanto, ela também não se enquadra totalmente no gênero diversional, apesar de trazer muitos elementos desse gênero, como a possibilidade de levar à audiência sentimentos como surpresa, carinho, indignação e alegria (BARBOSA FILHO, 2003).pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCartilha Sonorapt_BR
dc.subjectGêneros e formatosradiofônicospt_BR
dc.subjectComunicação como direito humanopt_BR
dc.subjectAgrotóxicospt_BR
dc.subjectMSTpt_BR
dc.titleO agro que é tóxico: estratégias de comunicação para a conscientização sobre o uso de agrotóxico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4751253266441802pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3595157146135326pt_BR
dc.description.abstractxThe present work aims to present an experiential account of the creation of a sound booklet aimed at raising awareness among settlers and campers of the Landless Rural Workers Movement (MST) in Pernambuco, Brazil, about the dangers of pesticide use. Many of these camps and settlements are located in Northeastern regions considered news deserts, which are places, typically municipalities, where there are no local independent media outlets, such as newspapers, websites, blogs, radio stations, or TV stations. Thus, the problem that guides this work is: what strategies can be used to raise awareness among farmers in MST settlements and camps about pesticide use? Using a methodology that involves various methods such as literature review and documentary research, a booklet was produced, guided by non-formal educational communication and the understanding of Communication as a Human Right. One of the results of this work is the proposal of a new radio genre called "educational diversional" and a new format, the sound booklet. The proposal of this new genre and format is because the sound booklet "Toxic Agriculture" is not limited to the educational-cultural genre, which according to Barbosa Filho (2003) aims primarily to educate and provide quality information through the radio. The booklet presented here uses elements of dramatization to address the risks of pesticide use, even creating a character, Toxiquinho. However, it also does not fit entirely into the diversional genre, although it incorporates many elements of this genre, such as the ability to evoke feelings of surprise, affection, indignation, and joy in the audience (BARBOSA FILHO, 2003).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Comunicação Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1426-8115pt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Comunicação Social



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