Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53220
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Marcus Bessa de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Evila Zaynne Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-26T02:25:28Z | - |
dc.date.available | 2023-10-26T02:25:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-27 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-23 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Evila Zaynne Silva. Análise quali-quantitativa da inserção de componentes curriculares de educação inclusiva nos cursos de licenciatura em matemática, física e química do estado de Pernambuco. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática- Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53220 | - |
dc.description.abstract | A Formação Inicial é um momento importante para o futuro professor, pois é durante a graduação que ele é exposto a conhecimentos, práticas pedagógicas, desafios e reflexões que nortearão sua vida profissional. Dessa maneira, é necessário que o discente, durante a licenciatura, seja instruído para enfrentar os desafios existentes na sala de aula, sobretudo no que se refere à inclusão de estudantes com Necessidade Educacionais Específicas (NEE). Assim, uma das principais maneiras de se obter tais conhecimentos é cursando disciplinas que abordem a temática. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou a realização de uma análise quali-quantitativa da inserção de Componentes Curriculares da área de Educação Inclusiva nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, Física e Química das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado de Pernambuco. Para isto, foram realizadas a leitura e fichamento de diversos artigos, livros, teses e dissertações a fim de compreender de que maneira está ocorrendo a formação inicial de professores. Além disso, foi realizado um levantamento das instituições que ofertam os cursos de Licenciatura em Matemática, Física ou Química na modalidade presencial e a análise da matriz curricular de tais cursos. Percebeu-se que apesar de 72,73%, 55,56% e 47,37% das instituições que ofertam os cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática, respectivamente, ofertam Componentes Curriculares da Educação Inclusiva, a maioria delas apresenta apenas uma disciplina de 30 horas, o que é pouco comparado ao tempo total de horas desses cursos e da importância das discussões e reflexões sobre a inclusão e o ensino de estudantes com NEE, tem-se também que a maior parte dessas disciplinas não foca na licenciatura em tela. Ademais, a maioria dessas IES não discute sobre a inclusão de pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, segundo a ementa, nos Componentes Curriculares de Estágio Supervisionado, nem apresenta um dialogo entre a disciplina de Língua Brasileira de Sinais e o curso em tela. Dessa maneira, ainda há uma lacuna na inserção de Componentes Curriculares da Educação Inclusiva nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, Física e Química nas IES do Estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Currículo e Formação Inicial de Professores | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Química | pt_BR |
dc.title | Análise quali-quantitativa da inserção de componentes curriculares de educação inclusiva nos cursos de licenciatura em matemática, física e química do estado de Pernambuco. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7719250848803909 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Initial Training is an important time for the future teacher, as it is during graduation that he/she is exposed to techniques and methods that will guide his/her professional life. Thus, it is necessary that the student, during the undergraduate course, be instructed to face the challenges that exist in the classroom, especially regarding the inclusion of students with disabilities. Thus, one of the main ways to obtain this knowledge is by taking courses that address the theme. In this sense, the present work aimed at conducting a quality-quantitative analysis of the insertion of curricular components of Inclusive Education in undergraduate courses in Mathematics, Physics and Chemistry at Higher Education Institutions in the State of Pernambuco. To this end, several articles, books, theses, and dissertations were read and summarized to understand how the initial formation of teachers is taking place. In addition, a survey of the institutions that offer Math, Physics, or Chemistry degrees in the classroom modality and the analysis of the curricular matrix of such courses were carried out. It was noticed that although 72.73%, 55.56% and 47.37% of the institutions that offer the degree courses in Chemistry, Physics, and Mathematics, respectively, provide Curricular Components of Inclusive Education, most of them present only one discipline of 30 hours, which is little compared to the total time of hours of these courses and the importance of discussions and reflections on the inclusion and teaching of students with PNE, it is also noticed that most of these disciplines do not focus on the degree on screen (mathematics, physics, and chemistry). In addition, most of these colleges do not discuss the inclusion of people with Specific Educational Needs, according to the menu, in the Curricular Components of Supervised Internship, nor does it present a dialog between the discipline of Brazilian Sign Language and the course on screen. Thus, there is still a gap in the insertion of Curricular Components of Inclusive Education in the face-to-face courses of Degree in Mathematics, Physics, and Chemistry in the colleges of the State of Pernambuco. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-0494-9873 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
alteraçãotcc.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons