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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMELO, Nelio Vieira de-
dc.contributor.authorCARDOSO, Márcia Maria-
dc.date.accessioned2023-10-25T23:34:41Z-
dc.date.available2023-10-25T23:34:41Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-22-
dc.identifier.citationCARDOSO, Márcia Maria. A ética da alteridade como referencial crítico de processos educativos ancorados nos princípios de competências e habilidades – a formação humana e profissional em questão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53213-
dc.description.abstractEste artigo visa o estudo sobre a formação humana na escola brasileira atual a partir do referencial da ética da alteridade de Emmanuel Levinas, considerando a relação entre formação humana e profissional na atual BNCC, trazendo reflexões sobre a formação humana na educação escolar, entendendo a ética como itinerário da busca dos sentidos do humano e da escola como lugar de experiência de encontro de sentidos, de saberes múltiplos. Diante disso, refletimos sobre a ética como resgate do humano, como uma provocação para a educação que se concebe como reprodução social que aprisiona os sujeitos nas malhas da lógica mercadológica liberal. Em termos metodológicos, foram utilizados como instrumentos de pesquisa fontes bibliográficas e documentais, bem como o método de análise crítica do discurso. As reflexões existentes no Brasil sobre a obra filosófica de Emmanuel Levinas relacionadas à educação produziram muitas compreensões importantes. Dentre elas a da Pedagogia da Alteridade. Ela supõe alteração da Educação fundada nos princípios de competências e habilidades. A alteração significa um fazer educativo que segue um itinerário inverso da lógica da dominação e da reprodução social.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlteridadept_BR
dc.subjectEmmanuel Levinaspt_BR
dc.subjectFormação Humanapt_BR
dc.titleA ética da alteridade como referencial crítico de processos educativos ancorados nos princípios de competências e habilidades – a formação humana e profissional em questão.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1393584555950460pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263427602095239pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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