Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53190

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGRIGOLETTO, Evandra-
dc.contributor.authorSILVA, Adiel Bernardo da-
dc.date.accessioned2023-10-24T20:24:15Z-
dc.date.available2023-10-24T20:24:15Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.date.submitted2023-10-17-
dc.identifier.citationSILVA, Adiel Bernardo da. O lugar do docente de português no Instagram: práticas de escrita da redação nota mil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Português) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53190-
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma discussão sobre o lugar do professor de língua portuguesa no Instagram. Para isso, tenho como principal objetivo compreender o funcionamento da apropriação da forma-sujeito professor de português pelos sujeitos-usuários dessa rede social. Isto posto, levo em consideração os efeitos produzidos pelo ENEM enquanto principal exame vestibular do País, que afeta todas as práticas de ensino e de aprendizagem do sistema de educação básica brasileiro, sobretudo o Ensino Médio. Dessa forma, dentre as cinco provas que compõem o exame, volto meu olhar para a prova de redação, a única em que é possível atingir a nota mil. No decorrer dos últimos anos, o mercado educacional brasileiro aperfeiçoou-se e desenvolveu novas técnicas que possibilitam ao candidato atingir a nota máxima na redação, minimizando o esforço durante a realização do exame. Nessa conjuntura, essa disseminação dessas práticas tornou-se cada vez mais comum na internet, sobretudo nas redes sociais, como no Instagram, em que perfis adquirem prestígio por ensinar esse tipo de conteúdo de forma fácil e acessível. Sob essa ótica, não é mais necessário ser professor de português para ensinar sobre texto, pois, com base nos pressupostos da BNCC (2018) acerca do notório saber, qualquer sujeito-usuário que detenha conhecimento sobre dado assunto pode assumir a posição-sujeito de professor, apagando, consequentemente, esse local social. Nessa conjuntura, busco também i) identificar a concepção de texto adotada pelos perfis voltados à propagação de modelos prontos de redação do ENEM; ii) analisar os efeitos do empreendedorismo no apagamento do lugar de professor de português no Instagram; e iii) entender o funcionamento e os efeitos do espaço virtual nesses processos de apropriação, empreendedorismo e apagamento. Busco fazer isso ao longo de dois capítulos, sob a luz dos estudos de Althusser (1985), Brasil (2019, 2022), Grigoletto (2005, 2011, 2021), Grigoletto e França (2018), Han (2018), Kramer Wanderley (2020), Lévy (1996), Mariani (2018), Orlandi (2015, 2020), Paveau (2021), Pêcheux (2014a, 2014b), Pêcheux e Fuchs (2014), Schons e Grigoletto (2007) e Zuboff (2018). Metodologicamente falando, o corpus desta monografia é composto de capturas de tela de publicações de perfis que foram catalogados através da hashtag #redacaoenem e produzem materiais sobre a redação do ENEM, como dicas textuais, gramaticais e socioculturais, além de modelos textuais prontos. Dessa forma, com base nas sequências discursivas aqui dispostas, valho-me do referencial teórico da Análise de Discurso Pecheuxtiana para analisar as materialidades selecionadas, tendo em vista que esta me possibilita, por intermédio de seus dispositivos teóricos de interpretação, pensar na articulação língua-sujeito-ideologia. Como resultado desse percurso, no primeiro capítulo, pude, em primeiro lugar, compreender o funcionamento do algoritmo do Instagram, observando os efeitos da inteligência artificial nos gestos dos sujeitos-usuários que se inscrevem nessa rede social para, consequentemente, entender a noção de texto que norteia esses perfis, isto é, a de língua enquanto sistema. Em contrapartida, no segundo capítulo, pude refletir de forma produtiva sobre a noção de sujeito-usuário, os efeitos do empreendedorismo sob a luz da BNCC e as práticas de apagamento da forma-sujeito professor de português no Instagram.pt_BR
dc.format.extent61p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectSujeito-professor de Portuguêspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectApagamentopt_BR
dc.titleO lugar do docente de português no Instagram: práticas de escrita da redação nota milpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3302792729887784pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339pt_BR
dc.description.abstractxThe present final paper introduces a discussion about the position a Portuguese language teacher attends on Instagram. To begin with, the main objective is to acknowledge how it functions the branch of knowledge appropriation of an Brazilian Portuguese academic by its specimen-users claim in this social media. In addition to that, I take in consideration the majority effects provoked by ENEM (School national exam) being the most important final assessment of the country, therefore influencing all teaching practices in the basic Brazilian education system, above all high school. Thereby, among the five exams which comprises the examination I take the proposition forward to the essay test as the only assessment section possible to achieve the highest score of a thousand points. Eventually, the brazilian education market investigated in the last years a way to perfect and develop new techniques so as to make possible applicants to reach the highest score on the essay test. However, those developments encouraged the dissemination of textual written models which resemble the formula of essay production seeking to lessen the applicant's effort during writing production. As a state of affairs, these practices became more common on the internet, therefore, on social media like Instagram, in which profiles acquired prestige for teaching those genres of content easily accessible. In so far as the scenario, it is reasonable to assume it is not necessary anymore to be a Portuguese teacher to teach textual contents since based on the BNCC (The national curriculum base, 2019) about the notorious knowledge every individual-user who detains such expertise as to assume the position of teacher/professor, eventually, erasing the mastery social proficiency. Similarly, pursue to i) identify the conception of text used by those profiles to disseminate those made models of ENEM essays; ii) analyze the entrepreneurship in erasing the portuguese teacher on Instagram; also iii) understand the performance and effets the virtual place has on the appropriation proceedings. Nevertheless, the search will consist throughout the length of two chapters by its references and studies of Althusser (1985), Brasil (2019, 2022), Grigoletto (2005, 2011, 2021), Grigoletto and França (2018), Han (2018), Kramer Wanderley (2020) Lévy (1996), Mariani (2018), Orlandi (2015, 2020), Paveau (2021), Pêcheux (2014a, 2014b), Pêcheux and Fuchs (2014), Schons and Grigoletto (2007), and also Zuboff (2018). Methodologically, articulating the corpus of this monograph is powered by a hold of screen shots of those profiles publications listed through the hashtag #redacaoenem whereas those materials about ENEM writing are found as textual tips, grammar and sociocultural knowledge, besides the done essays models. Hence, the discussions presented I put into service the theoretical reference of Pecheux discussion analysis so as to examine the selected matters to discern further ahead the possibilities through its interpretation of theoretical appliances and the thinker articulation of language-individual ideology. As a result of this path, on the First Chapter I was able to understand the Instagram algorithm exploits, observing the consequences of artificial intelligence on the manners of individual-users who follows this social media to consequently gather the idea of essay from those profiles guidance, in order to understand the language as a system. In contrast, the Second Chapter I could productively summarize the claim about subject-users, the effects of entrepreneurship in the optics of BNCC and the manner subject erasure practices of Portuguese teachers on Instagram.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artes::Lingüísticapt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Portuguêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4189-4373pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Português

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Adiel Bernardo da Silva.pdf6,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons