Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53171
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIPPO, Bruno Rodrigo da Silva | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Matheus Felipe Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-24T14:56:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-24T14:56:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-22 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, Matheus Felipe Silva. Efeitos da prática de atividades físicas no enfrentamento da síndrome de burnout em estudantes universitários. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física ) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53171 | - |
dc.description.abstract | Introdução: A síndrome de burnout é um problema relacionado a saúde mental de indivíduos no ambiente de trabalho, porém ainda é pouco discutida nas universidades em relação aos estudantes, poucos estudos focam na utilização da atividade física como regulador da síndrome de burnout. Objetivo: Relacionar os efeitos de atividades físicas com a síndrome de burnout em estudantes universitários. Métodos: foi realizada uma revisão sistemática nas seguintes bases de dados PubMed e Bireme com 12 palavras-chave para atividade física (5), síndrome de burnout (2) e universitários (5). Foram levados em consideração estudos com amostras de estudantes universitários de qualquer idade e qualquer curso, com intervenções ou estudos transversais referentes a prática de atividade física seja ela através de esportes ou exercícios físicos, que apresentassem como desfecho problemas relacionados a síndrome de burnout, Resultados: Foram selecionados 59 estudos para a leitura de títulos e resumo, apenas 10 foram selecionados para a leitura completa dos quais cinco se mantiveram para a produção do estudo, foram separadas as pesquisas selecionadas para a extração dos instrumentos, métodos, objetivos e resultados. Conclusão: Dos estudos selecionados, todos apresentaram efetividade na prática de atividade física com a diminuição da síndrome de burnout em universitários. Foi observado uma baixa adesão da comunidade cientifica em relação a síndrome de burnout em universitários e a atividade física, obtendo apenas dois estudos relacionados aos três temas em pesquisas de campo realizados na América do Sul sendo apenas um no Brasil. | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Síndrome de Burnout | pt_BR |
dc.subject | Universitários | pt_BR |
dc.subject | Atividades Físicas | pt_BR |
dc.title | Efeitos da prática de atividades físicas no enfrentamento da síndrome de Burnout em estudantes universitários | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0381774398276140 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1255714190703560 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Burnout syndrome is a problem related to the mental health of individuals in the workplace, but it is still little discussed in universities in relation to students, few studies focus on the use of physical activity as a regulator of burnout syndrome. Objective: To relate the effects of physical activities with burnout syndrome in university students. Methods: a systematic review was carried out in the following PubMed and Bireme databases with 12 keywords for physical activity (5), burnout syndrome (2) and university students (5). Studies with samples of university students of any age and any course were taken into consideration, with interventions or cross-sectional studies referring to the practice of physical activity, whether through sports or physical exercise, which presented problems related to burnout syndrome as an outcome. Results: 59 studies were selected for reading titles and abstracts, only 10 were selected for full reading, five of which remained for the production of the study. The selected research was separated to extract the instruments, methods, objectives and results. Conclusion: Of the selected studies, all showed effectiveness in the practice of physical activity in reducing burnout syndrome in university students. Low adherence from the scientific community was observed in relation to burnout syndrome in university students and physical activity, obtaining only two studies related to the three themes in field research carried out in South America, with only one in Brazil. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Matheus Felipe Silva Barbosa.pdf | 396,23 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons