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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53166

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Tamyres de França-
dc.date.accessioned2023-10-24T14:18:50Z-
dc.date.available2023-10-24T14:18:50Z-
dc.date.issued2023-10-03-
dc.date.submitted2023-10-06-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Tamyres de França. O brincar na zona rural: uma comparação entre o ontem e o hoje. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53166-
dc.description.abstractO brincar é considerado como uma das principais ocupações da criança. Partindo da compreensão de influências no brincar, esse trabalho propõe descrever o brincar da infância de moradoras da zona rural, na perspectiva intergeracional. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com oito mães e oito filhas residentes em Limoeiro-PE. Na coleta de dados foram empregados a técnica da entrevista, o procedimento Desenho-Estória e o diário de campo. Para análise, foi adotada a metodologia da Análise do Conteúdo de Bardin partindo do referencial de Romeu Gomes. Nos resultados foram identificados como semelhanças do brincar entre ambas as gerações: espaços onde as brincadeiras geralmente acontecem, familiares como principais parceiros no brincar e as características de jogos, brinquedos e brincadeiras. A inserção das novas tecnologias no cotidiano das crianças, a facilidade na aquisição de brinquedos industrializados e a qualidade dos brinquedos são tidos como as diferenças mais evidentes. Diante do objetivo deste estudo, do quantitativo e características singulares da amostragem, os dados apresentados podem divergirem de estudos semelhantes em relação às características de jogos, brinquedos e brincadeiras vivenciados nos espaços rurais. Podendo vir a se tornar, um guia para novos estudos e inquietações que envolvam o tema.pt_BR
dc.format.extent15p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBrincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Infantilpt_BR
dc.subjectJogos e Brinquedospt_BR
dc.subjectRelações Familiarespt_BR
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectZona Ruralpt_BR
dc.titleO brincar na zona rural : uma comparação entre o ontem e o hojept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3772609202079428pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxPlaying is considered one of the main occupations of the child. Based on the understanding of influences on playing, this work proposes to describe the childhood playing of rural residentes, from an intergenerational perspective. This is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, carried out with eight mothers and eight daughters living in Limoeiro-PE. In the data collection, the interview technique, the Drawing-History procedure and the field diary were used. For analysis, Bardin's Content Analysis methodology was adopted based on Romeu Gomes' framework. The results identified similarities in play between both generations: space where play usually takes place, family members as the main partners in play and the characteristics of games, toys and pranks. The insertion of new technologies into children´s daily lives, the ease in purchasing industrialized toys and the quality of the toys are seen as the most obvious differences. Given the objective of this study, the quantity, and unique characteristics of the sampling, the data presented may differ from similar studies in relation to the characteristics of games, toys and games experienced in rural spaces. It could become a guide for new studies and concerns involving the topic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0005-6673-7464pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Terapia Ocupacional

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