Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53143
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Selva, Vanice Santiago Fragoso | - |
dc.contributor.author | Figueiredo, Fernando Cesar Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T19:04:53Z | - |
dc.date.available | 2023-10-23T19:04:53Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-09-25 | - |
dc.identifier.citation | Figueiredo, Fernando Cesar Santos. Estudo de Capacidade de Carga e Classificação do Percurso da Trilha da Vila de Nazaré - Trecho Sul no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti no Cabo de Santo Agostinho (PE). Trabalho de Conclusão de Curso de Geografia - Bacharelado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53143 | - |
dc.description.abstract | O Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, delimitado sobre o promontório do Cabo de Santo Agostinho em 1979 e administrado pelo Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros – Suape, apresenta uma série de atrativos turísticos, alguns tombados pelo IPHAN, de relevância histórica, arquitetônica, arqueológica, cultural, paisagística, geológica e geomorfológica. O planejamento turístico requer o inventário e mapeamento das suas potencialidades e necessidades como ferramenta de auxílio à gestão, que deve incluir de forma participativa a comunidade do entorno do parque. Este artigo busca contribuir para a gestão do Parque ao promover o estudo de capacidade de carga da Trilha da Vila de Nazaré – Trecho Sul a fim de estabelecer um número máximo de visitas por dia que o percurso pode suportar antes que ocorram alterações no meio físico e social, segundo a metodologia desenvolvida por Miguel de Cifuentes e a classificação de percurso utilizando a Norma Técnica NBR 15505-2 resultando num meio moderadamente severo, por caminhos que indicam a continuidade em percursos por terrenos irregulares e esforço físico moderado, suplantando a subjetividade do que é fácil, médio ou difícil em caminhadas para diferentes usuários. | pt_BR |
dc.format.extent | 46p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Turismo | pt_BR |
dc.subject | Capacidade de Carga | pt_BR |
dc.subject | Classificação de percursos | pt_BR |
dc.subject | Vila de Nazaré | pt_BR |
dc.subject | Cabo de Santo Agostinho - Pernambuco | pt_BR |
dc.title | Estudo de Capacidade de Carga e Classificação do Percurso da Trilha da Vila de Nazaré - Trecho Sul no Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti no Cabo de Santo Agostinho (PE) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/6853657602281823 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5125042045756774 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Armando de Holanda Cavalcanti Metropolitan Park, delimited on the Cabo de Santo Agostinho promontory in 1979 and administered by the Governador Eraldo Gueiros – Suape Port Industrial Complex, presents a series of tourist attractions, some listed by IPHAN, of historical, architectural and archaeological relevance, cultural, landscape, geological and geomorphological. Tourism planning requires the inventory and mapping of its potential and needs as a management aid tool, which must include the community surrounding the park in a participatory manner. This article seeks to contribute to the management of the Park by promoting the study of the carrying capacity of the Trilha da Vila de Nazaré – South Section in order to establish a maximum number of visits per day that the route can support before changes occur in the physical and social, according to the methodology developed by Miguel de Cifuentes and the route classification using the Technical Standard NBR 15505-2 resulting in a moderately severe environment, through paths that indicate continuity in routes through irregular terrain and moderate physical effort, supplanting the subjectivity of what It is easy, medium or difficult in hiking for different users. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Bacharelado) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0001-7665-7450 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Fernando Cesar Santos Figueiredo.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons