Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53056
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Heydson Henrique Brito da | - |
dc.contributor.author | ARCOVERDE, Samuel de Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-18T15:04:14Z | - |
dc.date.available | 2023-10-18T15:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-10-05 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | ARCOVERDE, Samuel de Carvalho. Análise do currículo de Pernambuco sobre os assuntos de astronomia antes e depois da reforma do ensino médio. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Física, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53056 | - |
dc.description.abstract | A astronomia é considerada importante para despertar a curiosidade dos estudantes sobre o universo e seu ensino pode aprimorar habilidades de pensamento crítico. Também se destaca pela sua interdisciplinaridade, entre outras, física, matemática, história e cultura. Antes da Reforma do Ensino Médio, já havia desafios no ensino de astronomia, especialmente em relação à formação de professores, com poucos cursos oferecendo disciplinas específicas sobre astronomia. Neste trabalho fazemos uma análise documental, de natureza qualitativa, sobre a presença dos conteúdos de astronomia no currículo do estado de Pernambuco, antes e depois da implementação da Reforma do Ensino Médio. Os resultados deste trabalho revelam que a reforma resultou em uma redução significativa nas horas de aula de física, afetando o ensino de astronomia. Apesar disso, houve uma inclusão de conteúdos astronômicos relevantes, como a Teoria do Big Bang e a expansão do universo, nas novas diretrizes. No entanto, a diminuição do tempo de aula representa mais um obstáculo para aprofundar os conteúdos e garantir uma compreensão abrangente da astronomia. Concluímos que, no geral, o currículo do estado de Pernambuco sofreu poucas alterações significativas no seu currículo com relação à astronomia no ensino médio. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.title | Análise do currículo de Pernambuco sobre os assuntos de astronomia antes e depois da reforma do ensino médio. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4585277872014594 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Astronomy is considered important for sparking students' curiosity about the universe, and its teaching can enhance critical thinking skills. It also stands out for its interdisciplinarity, including physics, mathematics, history, and culture, among others. Before the High School Reform, there were already challenges in teaching astronomy, especially regarding teacher training, with few courses offering specific subjects on astronomy. In this work, we conduct a qualitative documentary analysis of the presence of astronomy content in the curriculum of the state of Pernambuco, both before and after the implementation of the High School Reform. The results of this work reveal that the reform resulted in a significant reduction in physics class hours, affecting the teaching of astronomy. Despite this, there was an inclusion of relevant astronomical content, such as the Big Bang Theory and the expansion of the universe, in the new guidelines. However, the decrease in class time represents another obstacle to delving into the content and ensuring a comprehensive understanding of astronomy. We conclude that, overall, the curriculum of the state of Pernambuco underwent few significant changes regarding astronomy in high school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-3199-050X | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Física - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo 2023_Fisica TCC II.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons