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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53021
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Catarina Cerqueira de Freitas | - |
dc.contributor.author | MELO, Mônica de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-17T17:13:23Z | - |
dc.date.available | 2023-10-17T17:13:23Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-29 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-17 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Mônica de Souza. A escolha de diretores nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: Um olhar sobre a legislação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53021 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo objetiva analisar os marcos legais da política de gestão democrática para as escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes- Pernambuco, em específico a legislação referente a escolha dos diretores do referido município de Jaboatão dos Guararapes. Utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental como metodologia de investigação científica, tomando como referência a legislação produzida no período de vigência do atual Plano Municipal de Educação (Lei 1203/2015). Para análise do material, adotamos a perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (1977). Como objetivos específicos, propomos: descrever as diferentes formas de provimento do cargo de gestor existentes no Brasil; caracterizar os princípios da gestão democrática presentes na legislação nacional e municipal e analisar os dispositivos da Lei 1536/2022 no que se refere à gestão democrática e a eleição dos diretores escolares. As nossas análises apontaram que Jaboatão dos Guararapes está entre os 6% de estados e municípios do Brasil que realizam as eleições de acordo com a Meta 19 do PNE (2014-2024). Utiliza, contudo, a seleção mista, apontada por Drabach e Adrião (2017) como mais meritocrática e menos democrática. Ademais, Observamos avanços na participação da comunidade escolar no processo eleitoral, por meio da criação da comissão eleitoral escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Eleições para diretores escolares | pt_BR |
dc.subject | Jaboatão dos Guararapes | pt_BR |
dc.title | A escolha de diretores nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes : um olhar sobre a legislação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5443126324960038 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1747853991109365 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article aims to analyze the legal frameworks of the democratic management policy for municipal schools in Jaboatão dos Guararapes- Pernambuco, specifically the legislation regarding the choice of directors of the aforementioned municipality of Jaboatão dos Guararapes. We used bibliographic and documentary research as a scientific research methodology, taking as a reference the legislation produced during the period of validity of the current Municipal Education Plan (Law 1203/2015). To analyze the material, we adopted the content analysis perspective of Bardin (1977). As specific objectives, we propose: describing the different ways of filling the position of manager that exist in Brazil; characterize the principles of democratic management present in national and municipal legislation and analyze the provisions of Law 1536/2022 with regard to democratic management and the election of school directors. Our analyzes showed that Jaboatão dos Guararapes is among the 6% of states and municipalities in Brazil that hold elections in accordance with PNE Goal 19 (2014-2024). However, it uses mixed selection, identified by Drabach and Adrião (2017) as more meritocratic and less democratic. Furthermore, we observed progress in the participation of the school community in the electoral process, through the creation of the school electoral commission. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | Departamento de Politicas e Gestão da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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