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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52955

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Andre Mauricio Melo-
dc.contributor.authorPOMPEIA, Bruna Iasmim dos Santos-
dc.date.accessioned2023-10-16T16:30:43Z-
dc.date.available2023-10-16T16:30:43Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.date.submitted2023-10-15-
dc.identifier.citationPOMPEIA, Bruna Iasmim dos Santos. Ecologia e cotidiano no contexto de educação do campo: análise de currículo e proposta de sequência didática. 2023. 46 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52955-
dc.description.abstractA educação do campo compreende as vivências da população camponesa e sua história de lutas e resistência por uma educação emancipatória. Dentro desse contexto, se faz necessário incorporar o cotidiano dessa população no âmbito escolar, para tornar o processo de aprendizagem significativo. Inclusive quando, nos referimos ao ensino das ciências naturais e em especial a ecologia. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise do currículo de Pernambuco e do currículo proposto para a educação do campo e propor uma sequência didática interativa (SDI) para maximizar o cotidiano dos alunos do campo no processo de ensino-aprendizagem de ecologia no ensino fundamental II. Para análise do currículo de Pernambuco, realizamos a identificação dos conteúdos de ecologia apresentados nos níveis de ensino do fundamental II. Com relação ao currículo do campo, foi realizado uma revisão da literatura nas plataformas: Periódicos Capes, Biblioteca digital de teses e dissertações (BDTD) e nos periódicos da Revista Brasileira de Educação do campo (RBEC), utilizando os descritores “Educação do campo e currículo” e “Currículo, ensino fundamental e educação do campo”, com período de publicação de 2010 a 2022. Por fim, realizamos a construção da sequência didática que foi composta pelos conteúdos de biodiversidade, interações ecológicas, serviços ecossistêmicos e atividades humanas, sendo realizado em oito encontros de aulas geminadas, totalizando 16 aulas. Na sequência didática proposta foi incluída atividades práticas de visitas ao redor da escola do campo, análise de interações ecológicas em suas comunidades durante seu cotidiano, aulas expositivo-dialogadas e desenvolvimento de projeto final. Nossa sequência didática foi pensada e desenvolvida como forma de introduzir o cotidiano dos alunos nas aulas de ciências e auxiliar o processo de ensino-aprendizagem, sem desvincular os alunos de sua realidade. Sendo assim, nossa sequência didática poderá auxiliar os educadores de ciências de escolas do campo a desenvolverem em seus alunos um elo com suas comunidades e um vínculo com suas lutas sociais, políticas e ambientais.pt_BR
dc.format.extent46pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleEcologia e cotidiano no contexto de educação do campo: análise de currículo e proposta de sequência didáticapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7864054425365717pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5120259253307314pt_BR
dc.description.abstractxEducation in the countryside includes the experiences of the peasant population and its history of struggles and resistance for an emancipatory education. Within this context, it is necessary to incorporate the daily life of this population in the school environment, to make the learning process meaningful. Including when we refer to the teaching of natural sciences, especially ecology. In view of this, the objective of this work was to analyze the curriculum of Pernambuco and the proposed curriculum for rural education and propose an interactive didactic sequence (IEP) to maximize the daily life of rural students in the teaching-learning process of ecology in elementary school II. To analyze the curriculum of Pernambuco, we identified the ecology contents presented in the elementary II teaching levels. Regarding the field curriculum, a literature review was carried out in the following platforms: Periódicos Capes, Biblioteca Digital de Theses e dissertações (BDTD), and in the journals of the Revista Brasileira de Educação do Campo (RBEC), using the descriptors "Educação do campo e currículo" and "Currículo, ensino fundamental e educação do campo", with a publication period from 2010 to 2022. Finally, we carried out the construction of the didactic sequence that was composed of the contents of biodiversity, ecological interactions, ecosystem services and human activities, being held in eight meetings of twin classes, totaling 16 classes. In the proposed didactic sequence were included practical activities of visits around the field school, analysis of ecological interactions in their communities during their daily lives, lecture-dialogues and development of a final project. Our didactic sequence was designed and developed as a way to introduce the students' daily life in science classes and to help the teaching-learning process, without disconnecting the students from their reality. Thus, our didactic sequence can help science educators in rural schools to develop in their students a link with their communities and a bond with their social, political and environmental struggles.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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