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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52902
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAVAlCANTI NETO, Rafael | - |
dc.contributor.author | MELO, Iago Daniel Florencio de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T15:56:35Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T15:56:35Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-28 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-08 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Iago Daniel Florencio de. Desenvolvimento de kit didático para controle de corrente de um conversor boost PFC. 2023. 65 f.Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação) Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia Elétrica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52902 | - |
dc.description.abstract | Conversores CC/CC são utilizados em muitas aplicações nos dias de hoje e com o crescimento do mercado de mobilidade elétrica tem-se várias oportunidades de implementar os mesmos nesta área, como um exemplo são os carregadores dos Veículos Elétricos (VE's), que são uma interface entre a rede e o VE. Estes equipamentos que servem de interface para com a rede, por serem compostos de fontes chaveadas, causam Distorções Harmônicas (DH) na corrente demandada da rede e provocam uma diminuição no Fator de Potência (FP) do sistema, exibindo geralmente um FP abaixo de 0.92, que é o valor mínimo estipulado no padrão brasileiro. Desta forma, é comumente necessário fazer uma correção no fator de potência. Quando o conversor CC/CC de interesse é um conversor Boost, essa correção do fator de potência pode ser feita por meio do controle da corrente de entrada do conversor, e para isto sendo projetado e montado como um conversor Boost com PFC (Power Factor Correction). Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é montar um kit didático baseado no conversor Boost PFC, onde os alunos podem trabalhar apenas na interface e projeto de controle, que é feito neste trabalho por meio do DSC (Digital Signal Controller) TMS320F28-335 da Texas Instruments (TI). Neste trabalho, o conversor Boost PFC foi inicialmente simulado no ambiente MATLAB/Simulink para depois ser feito sua montagem na Placa de Circuito Impresso (PCI), onde nessa placa tem saídas de medições da corrente de entrada, da tensão de entrada e tensão de saída. Sinais esses que vão no DSC para implementação do controle. Por fim, foram retirados os resultados experimentais em bancada com o kit desenvolvido, onde foi comparado os controladores de corrente proporcional e proporcional + integral (PI), onde o controlador PI obteve o melhor resultado. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Conversor Boost PFC | pt_BR |
dc.subject | Controle digital | pt_BR |
dc.subject | Kit didático | pt_BR |
dc.subject | Fator de potência | pt_BR |
dc.subject | Distorção harmônica | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de kit didático para controle de corrente de um conversor boost PFC | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/1399355051509742 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0686917335916439 | pt_BR |
dc.description.abstractx | DC/DC converters are used in many applications nowadays, and with the growth of the electric mobility market, there are several opportunities to implement them in this area. One example is the chargers for Electric Vehicles (EVs), which serve as an interface between the grid and the EV. These devices, which act as an interface with the grid and are composed of switched-mode power supplies, cause Harmonic Distortions (HD) in the current demanded from the grid and lead to a decrease in the Power Factor (PF) of the system, typically exhibiting a PF below 0.92, which is the minimum value stipulated in the Brazilian standard. Therefore, it is commonly necessary to perform power factor correction. When the DC/DC converter of interest is a Boost converter, this power factor correction can be achieved by controlling the input current of the converter, and for this purpose, it is designed and assembled as a Boost converter with Power Factor Correction (PFC). In this context, the objective of this work is to assemble an educational kit based on the Boost PFC converter, where students can focus on the interface and control design, which is accomplished in this work using the Texas Instruments (TI) TMS320F28-335 Digital Signal Controller (DSC). In this work, the Boost PFC converter was initially simulated in the MATLAB/Simulink environment before being assembled on a Printed Circuit Board (PCB), which includes measurement outputs for input current, input voltage, and output voltage. These signals are sent to the DSC for control implementation. Finally, experimental results were obtained on the bench with the developed kit, where the proportional and proportional + integral (PI) current controllers were compared, with the PI controller achieving the best result. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DEE) - Departamento de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Elétrica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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