Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52895

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPONTES, Heri Ramos de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Amanda Gabriela Valério da-
dc.date.accessioned2023-10-11T15:16:10Z-
dc.date.available2023-10-11T15:16:10Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Gabriela Valério da. The impact of game-based quizzes on students’ motivation in online teaching: a survey of teachers’ views. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Letras-Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52895-
dc.description.abstractConsidering that students’ engagement in online classes is usually lower than in in-person classes, the purpose of this research is to examine teachers’ perceptions of the affordances of online game-based quiz platforms in online teaching and their contribution to students’ motivation. The study is based on Sailer et al. (2017), Farber (2017), and Deterding et al. (2011) to define the elements of game-based learning and gamification; Kress (2010) to define multimodal elements, which are key in quizzes; Nucci et al. (2021) reflections on their benefits in online teaching; and on Deci and Ryan (2000) work on motivation. Data collection was based on a questionnaire answered by twelve teachers of English from different levels of education and language courses in Recife. The analyses made were qualitative and interpretative. The responses showed that the research participants used quizzes in online classes for different purposes, including fostering motivation, practicing the content, and changing the class dynamic. According to the informants’ experiences, quizzes may have positive effects on fostering students’ motivation, due to their game design and multimodal elements. They also pointed out that there are some difficulties, such as technology issues, students may perceive quizzes as a distraction, and quizzes may hinder second language socialization. Therefore, to use these platforms in class, teachers should be aware of their potential and constraints and align them with their own lessons’ objectives.pt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectgame-based learningpt_BR
dc.subjectonline game-based quizzespt_BR
dc.subjectmotivationpt_BR
dc.subjectteacherspt_BR
dc.subjectonline teaching and learningpt_BR
dc.titleThe impact of game-based quizzes on students’ motivation in online teaching: a survey of teachers’ views.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6883661563271121pt_BR
dc.description.abstractxConsiderando que engajamento dos alunos em aulas online é geralmente menor que em aulas presenciais, o propósito desta pesquisa é examinar as percepções dos professores sobre as “affordances” (possibilidades) das plataformas de quizzes baseadas em aprendizagem em jogos no ensino online e sua contribuição para a motivação dos alunos. O estudo é baseado em Sailer et al. (2017), Farber (2017) e Deterding et al. (2011) para definir os elementos de aprendizagem baseada em jogos e gamificação; Kress (2010) para definir elementos multimodais, que são essenciais em quizzes; reflexões de Nucci et al. (2021) sobre seus benefícios no ensino online; e no estudo de Deci e Ryan (2000) sobre motivação. A coleta de dados foi baseada em um questionário respondido por doze professores de inglês de diferentes níveis de ensino e cursos de idiomas em Recife. As análises feitas foram qualitativas e interpretativas. As respostas mostraram que os participantes da pesquisa usaram quizzes em aulas online para diferentes propósitos, incluindo estimular a motivação, praticar o conteúdo e modificar a dinâmica da aula. De acordo com as experiências dos informantes, os quizzes podem ter efeitos positivos no estímulo à motivação dos alunos, devido ao seu design de jogo e elementos multimodais. Eles também destacaram que existem algumas dificuldades, como em relação a tecnologia, a percepção dos alunos dos quizes serem uma distração e que quizzes podem prejudicar a socialização em segunda língua. Portanto, para usar essas plataformas em sala de aula, os professores devem estar cientes de seu potencial e limitações e alinhá-los aos objetivos de suas próprias aulas.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Letras - Inglês

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Amanda Gabriela Valério da Silva.pdf354,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons