Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52879

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorBARBOSA, Harllyson Sthênyo Bezerra-
dc.date.accessioned2023-10-11T13:40:12Z-
dc.date.available2023-10-11T13:40:12Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationBARBOSA, Harllyson Sthênyo Bezerra. Uma análise das percepções dos licenciandos em física do CAA em relação à física do ensino médio. 2023. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Física - Licenciatura, NFD - Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52879-
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma análise quanto às percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Física do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à física que presenciaram do Ensino Médio, abordando estas reflexões com base nas concepções dos autores Lev Vygotsky, John Dewey e Paulo Freire. A abordagem foi feita utilizando um questionário que foi distribuído no primeiro e segundo período do curso de graduação, contendo sete perguntas abertas e doze afirmações fechadas no modelo da escala Likert, que pretendiam caracterizar e identificar um perfil das práticas docentes vivenciadas pelos participantes durante as aulas de física no Ensino Médio. Partindo destes dados, percebemos como as teorias dos autores se mostram valiosas para embasar reflexões críticas, nos ajudando a entender como as influências acontecem no âmbito escolar e como elas podem reverberar nos discentes na escolha e ao longo de sua formação acadêmica, tendo em vista as diversas peculiaridades e tentando encontrar padrões comuns entre os participantes.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFísica no ensino médiopt_BR
dc.subjectLicenciatura em físicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleUma análise das percepções dos licenciandos em física do CAA em relação à física do ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxIn this work we present an analysis of the perceptions of students on the Physics Degree course at the Centro Acadêmico do Agreste of the Federal University of Pernambuco in relation to the physics they witnessed in high school, approaching these reflections based on the conceptions of the authors Lev Vygotsky, John Dewey and Paulo Freire. The approach was carried out using a questionnaire that was distributed in the first and second period of the undergraduate course, containing seven open questions and twelve closed statements using the Likert scale model, which aimed to characterize and identify a profile of teaching practices experienced by participants during classes. physics in high school. Based on these data, we realize how the authors' theories prove to be valuable to support critical reflections, helping us to understand how influences occur in the school environment and how they can reverberate in students when choosing and throughout their academic training, taking into account the different peculiarities and trying to find common patterns among the participants.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament(CAA - NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationCAA - Curso de Física - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Harllyson Sthênyo Bezerra Barbosa.pdf601,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons