Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52852

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Tassiana Fernanda Genzini de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Diego Nascimento-
dc.date.accessioned2023-10-10T22:11:35Z-
dc.date.available2023-10-10T22:11:35Z-
dc.date.issued2023-09-29-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationOliveira, Diego. Análise dos conteúdos de astronomia nas ementas do cursos de formação de professores. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52852-
dc.description.abstractEste resumo é extraído do artigo Análise dos conteúdos de Astronomia nas Ementas dos Cursos de Formação de Professores, originalmente publicado na Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia. A Astronomia passou a ser objeto de conhecimento em todas as etapas da Educação Básica, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em vista disso, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar os conteúdos de Astronomia abordados pelos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, em Física e em Pedagogia. Os dados foram coletados em função da data de publicação dos currículos, da natureza dos conteúdos presentes nas ementas curriculares, e por fim, foi analisado se os conteúdos dos cursos de formação docente relacionavam-se com os objetos de conhecimento apresentados na BNCC. Para o recorte desta pesquisa, foram consideradas as disciplinas obrigatórias, de cursos presenciais oferecidos por universidades públicas federais, desconsiderando disciplinas eletivas ou optativas. Os resultados mostram que as universidades têm dificuldades em manter seus currículos atualizados em relação à Educação Básica, e que os conteúdos de Astronomia presentes nas ementas, em sua maioria, são em disciplinas com diversos assuntos diferentes, e que não focam especificamente nesta temática, sugerindo possivelmente uma abordagem superficial. E por fim, os conteúdos de Astronomia encontrados nas ementas dos cursos de Licenciatura revelam que eles não abordam a totalidade dos objetos de conhecimento relacionados à Astronomia previstos pela BNCC.pt_BR
dc.format.extent33p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAnálise Curricularpt_BR
dc.titleAnálise dos conteúdos de astronomia nas ementas dos cursos de formação de professores.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6530322206688430pt_BR
dc.description.abstractxThis abstract is extracted from the article Astronomia nas Ementas dos Cursos de Formação de Professores published in the Latin American Journal of Astronomy Education. Astronomy became an object of knowledge in all stages of Basic Education, from the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC, in Portuguese). In view of this, the present qualitative research aimed to analyze the Astronomy contents addressed by the teacher training courses in Natural Sciences, Physics and Pedagogy. The data were collected according to the date of publication of the curricula, the nature of the content present in the course syllabus, and finally, it was analyzed whether the contents of the teacher training courses were related to the subjects of knowledge presented in the BNCC. For the purpose of this research, mandatory disciplines from on-site courses offered by federal public universities were considered, disregarding optional disciplines. The results show that universities have difficulty keeping their curricula up to date in relation toBasic Education, and that the Astronomy contents present in the syllabus, for the most part, are in disciplines with several different subjects, and do not focus specifically on this theme, suggesting possibly a superficial approach. Finally, the Astronomy contents found in the syllabus of the degree courses reveal that they do not address all the objects of knowledge related to Astronomy provided for by the BNCC.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Física - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Diego Nascimento Oliveira.pdf8,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons