Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52848

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Ricardo Chaves-
dc.contributor.authorMORAES, Hugo Braga-
dc.date.accessioned2023-10-10T20:41:12Z-
dc.date.available2023-10-10T20:41:12Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.date.submitted2023-10-07-
dc.identifier.citationMORAES, Hugo Braga. Impacto das fintechs no mercado brasileiro de produtos e serviços financeiros. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52848-
dc.description9pt_BR
dc.description.abstractEste estudo analisa o impacto das Fintechs no mercado de produtos e serviços financeiros no Brasil. Utilizando como base diversos artigos acadêmicos, reportagens e dados fornecidos por órgãos públicos e empresas, examina-se como esse mercado tem passado por mudanças significativas desde a Crise de 2008. A tecnologia está desempenhando um papel cada vez mais proeminente na vida das pessoas, e o setor financeiro não é exceção. Nesse cenário, novos tipos de empresas têm a oportunidade de conquistar espaço, enquanto as empresas tradicionais do setor enfrentam a possibilidade de perderem terreno. Para compreender melhor essa situação, é fundamental primeiro entender o que são as Fintechs e ter uma visão panorâmica de como a relação entre tecnologia e finanças evoluiu ao longo da segunda metade do século XX. Além disso, explora-se as motivações que levaram a esse cenário e como as empresas financeiras têm respondido à mudança na dinâmica de custos. Com base em dados e interpretações, busca-se compreender o verdadeiro impacto das Fintechs na realidade brasileira e se houve uma redução efetiva da concentração no mercado de produtos e serviços financeiros. Após essa análise detalhada, pode-se concluir que essas empresas realmente transformaram o cenário do mercado financeiro, impulsionando a inovação por meio da tecnologia. Ao mesmo tempo, é possível observar que as instituições tradicionais, agora competindo com as Fintechs, estão gradualmente perdendo participação de mercado.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFintechpt_BR
dc.subjectInstituições Financeiras Tradicionaispt_BR
dc.subjectMercado de Produtos e Serviços Financeirospt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectConcentraçãopt_BR
dc.titleImpacto das fintechs no mercado brasileiro de produtos e serviços financeirospt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2944027630715455pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the impact of Fintech’s on the financial products and services market in Brazil. Using as a basis several academic articles, reports and data provided by public bodies and companies, it examines how this market has undergone significant changes since the 2008 Crisis. Technology is playing an increasingly prominent role in people's lives, and the financial sector is no exception. In this scenario, new types of companies can gain space, while traditional companies in the sector face the possibility of losing ground. To better understand this situation, it is essential to first understand what Fintech’s are and have a panoramic view of how the relationship between technology and finance evolved throughout the second half of the 20th century. Furthermore, we explore the motivations that led to this scenario and how financial companies have responded to the change in cost dynamics. Based on data and interpretations, we seek to understand the true impact of Fintech’s on the Brazilian reality and whether there has been an effective reduction in concentration in the financial products and services market. After this detailed analysis, it can be concluded that these companies have truly transformed the financial market scenario, driving innovation through technology. At the same time, it is possible to observe that traditional institutions, now competing with Fintech’s, are gradually losing market share.pt_BR
dc.subject.cnpqEconomiapt_BR
dc.degree.departamentDECONpt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Ciências Econômicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Hugo Braga Moraes (Versão Final).pdf552,56 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons