Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARRUDA, Silvana Gonçalves Brito de | - |
dc.contributor.author | PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T20:30:43Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T20:30:43Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-21 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | PAIXÃO, Maria Vitória Arruda da. Biologia e Saúde no Ensino Médio: uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo. 2023. 44 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52847 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho foi desenvolvido na construção e validação de uma sequência didática, destinada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, sobre o ensino de primeiros socorros com enfoque na temática engasgo. Objetivou-se validar uma proposta de Sequência didática voltada ao ensino de Primeiros Socorros, com foco na situação de emergência de engasgo para uma turma do Ensino Médio, bem como comparar o nível de conhecimento dos alunos em situações distintas de engasgo identificados antes e depois da intervenção didática, mapear os conhecimentos discentes relativos a anatomofisiologia envolvida na emergência de engasgo, além de identificar o nível de conhecimento sobre as manobras realizadas em diferentes situações na emergência de engasgo. Para a coleta de dados, foi utilizada uma Sequência didática, que tinha como foco o tema gerador: engasgo e foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Os dados foram mensurados através dos conhecimentos prévios dos estudantes, observação e comparação do nível de conhecimento acerca do tema antes e depois da intervenção, configurando-se como um estudo descritivo-explicativo, com uma abordagem metodológica qualiquantitativa. Os dados foram analisados qualitativamente e o mapeamento dos saberes prévios dos alunos foi examinado através de princípios da análise de conteúdo de Bardin (2016). Por fim, pudemos observar que, além de aprender os aspectos biológicos sobre o conteúdo de primeiros socorros em engasgo, os alunos também adquiriram habilidades práticas sobre como intervir corretamente nas diversas situações de engasgo e como contribuir para a promoção da saúde. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acidentes | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Promoção da Saúde | pt_BR |
dc.subject | Tema Gerador | pt_BR |
dc.subject | Trilhas de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Biologia e Saúde no Ensino Médio: Uma sequência didática contextualizada para o ensino de primeiros socorros a partir da temática engasgo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | OLIVEIRA, Diego Rafael Ferreira de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4588510073982925 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/907821595910987 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work was developed in the construction and validation of a didactic sequence, aimed at third-year high school students, on teaching first aid with a focus on choking. The objective was to validate a proposal for a didactic sequence aimed at teaching First Aid, focusing on the choking emergency situation for a high school class, as well as comparing the level of knowledge of students in different choking situations identified before and after the didactic intervention, mapping students' knowledge regarding the anatomophysiology involved in the emergency of choking, in addition to identifying the level of knowledge about the maneuvers performed in different situations in the emergency of choking. For data collection, a didactic Sequence was used, which focused on the generating theme: choking and was structured in the Three Pedagogical Moments. The data were measured through the students' prior knowledge, observation and comparison of the level of knowledge on the topic before and after the intervention, constituting a descriptive-explanatory study, with a qualitative-quantitative methodological approach. The data was analyzed qualitatively and the mapping of students' prior knowledge was examined using Bardin's (2016) content analysis principles. Finally, we were able to observe that, in addition to learning the biological aspects of the content of first aid for choking, students also acquired practical skills on how to intervene correctly in different choking situations and how to contribute to health promotion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7868631666368484 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0004-4388-2370 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria_Vitória.pdf | 622,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons