Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52827
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, Wesley Luiz da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T18:38:07Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T18:38:07Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-10 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Wesley Luiz da Silva. A temática alimentação no currículo do ensino médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinar. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52827 | - |
dc.description.abstract | A presença de práticas pedagógicas como a interdisciplinaridade é de extrema importância para uma melhor aprendizagem na educação. A biologia e educação física são exemplos de componentes curriculares que apresentam muitas relações e possibilidades de trocas entre eles, favorecendo a aplicação de uma proposta interdisciplinar. Entre as várias possibilidades, o tema da Educação Alimentar e Nutricional foi explorado, sendo um tema transversal, é necessário estar presente em todos os componentes curriculares ao longo da educação básica. Neste trabalho, a importância da EAN foi explorada de modo a entender sua participação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, nas disciplinas de Biologia e Educação Física, bemcomo, o trabalho integrado entre essas áreas nessa temática. Para o levantamento de informações, uma pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando o Google Acadêmico, Scielo, Periódico Capes e o PubMed. Foi visto que a abordagem do Currículo do Ensino Médio de Pernambuco é bastante escassa sobre a EAN no organizador curricular de Educação Física, apesar de trabalhar com saúde e qualidade de vida, diferente do organizador curricular de Biologia, que se preocupa mais com essa questão e traz mais elementos para se trabalhar a alimentação e nutrição ao decorrer do seu organizador curricular. Dito isto, há a presença de elementos sobre alimentação em eletivas com a participação da Educação Física que dá margem para o docente trabalhar, mas ainda é se mostra insuficiente visto a importância de um tema como a EAN. Sendo assim, foi constatado que há uma baixa participação da Educação Alimentar e Nutricional na disciplina de Educação Física no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, e consequentemente, da prática interdisciplinar que poderia ser explorada nessa temática com a disciplina de Biologia. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Alimentação | pt_BR |
dc.subject | Nutrição | pt_BR |
dc.title | A temática alimentação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/0015572025844607 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The presence of pedagogical practices such as interdisciplinarity is extremely important for better learning in education. Biology and physical education are examplesof curricular components that have many relationships and possibilities for exchangesbetween them, favoring the application of an interdisciplinary proposal. Among the various possibilities, the theme of Food and Nutrition Education was explored. As a cross-curricular theme, it needs to be present in all curricular components throughout basic education. In this work, the importance of FNS was explored in order tounderstand its participation in the Pernambuco High School Curriculum, in the subjectsof Biology and Physical Education, as well as the integrated work between these areason this theme. To gather information, a bibliographic search was carried out using Google Scholar, Scielo, Periódico Capes and PubMed. It was found that the Pernambuco High School Curriculum's approach to EAN is rather sparse in the Physical Education curriculum organizer, despite working with health and quality of life, unlike the Biology curriculum organizer, which is more concerned with this issue and brings more elements to work on food and nutrition throughout its curriculum organizer.That said, there are elements of food in electives with the participation of Physical Education, which gives teachers room to work, but it is still insufficient given the importance of a topic like EAN. Thus, it was found that there is a low level of participation of Food and Nutrition Education in the Physical Education discipline in the High School Curriculum of Pernambuco, and consequently, of the interdisciplinary practice that could be explored in this theme with the Biology discipline. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wesley Luiz - TCC 2023.pdf | 236,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons