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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52827

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorPEREIRA, Wesley Luiz da Silva-
dc.date.accessioned2023-10-10T18:38:07Z-
dc.date.available2023-10-10T18:38:07Z-
dc.date.issued2023-09-25-
dc.date.submitted2023-10-10-
dc.identifier.citationPEREIRA, Wesley Luiz da Silva. A temática alimentação no currículo do ensino médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinar. 2023. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52827-
dc.description.abstractA presença de práticas pedagógicas como a interdisciplinaridade é de extrema importância para uma melhor aprendizagem na educação. A biologia e educação física são exemplos de componentes curriculares que apresentam muitas relações e possibilidades de trocas entre eles, favorecendo a aplicação de uma proposta interdisciplinar. Entre as várias possibilidades, o tema da Educação Alimentar e Nutricional foi explorado, sendo um tema transversal, é necessário estar presente em todos os componentes curriculares ao longo da educação básica. Neste trabalho, a importância da EAN foi explorada de modo a entender sua participação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, nas disciplinas de Biologia e Educação Física, bemcomo, o trabalho integrado entre essas áreas nessa temática. Para o levantamento de informações, uma pesquisa bibliográfica foi realizada utilizando o Google Acadêmico, Scielo, Periódico Capes e o PubMed. Foi visto que a abordagem do Currículo do Ensino Médio de Pernambuco é bastante escassa sobre a EAN no organizador curricular de Educação Física, apesar de trabalhar com saúde e qualidade de vida, diferente do organizador curricular de Biologia, que se preocupa mais com essa questão e traz mais elementos para se trabalhar a alimentação e nutrição ao decorrer do seu organizador curricular. Dito isto, há a presença de elementos sobre alimentação em eletivas com a participação da Educação Física que dá margem para o docente trabalhar, mas ainda é se mostra insuficiente visto a importância de um tema como a EAN. Sendo assim, foi constatado que há uma baixa participação da Educação Alimentar e Nutricional na disciplina de Educação Física no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco, e consequentemente, da prática interdisciplinar que poderia ser explorada nessa temática com a disciplina de Biologia.pt_BR
dc.format.extent27 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.titleA temática alimentação no Currículo do Ensino Médio de Pernambuco com as disciplinas de biologia e educação física: uma abordagem interdisciplinarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0015572025844607pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThe presence of pedagogical practices such as interdisciplinarity is extremely important for better learning in education. Biology and physical education are examplesof curricular components that have many relationships and possibilities for exchangesbetween them, favoring the application of an interdisciplinary proposal. Among the various possibilities, the theme of Food and Nutrition Education was explored. As a cross-curricular theme, it needs to be present in all curricular components throughout basic education. In this work, the importance of FNS was explored in order tounderstand its participation in the Pernambuco High School Curriculum, in the subjectsof Biology and Physical Education, as well as the integrated work between these areason this theme. To gather information, a bibliographic search was carried out using Google Scholar, Scielo, Periódico Capes and PubMed. It was found that the Pernambuco High School Curriculum's approach to EAN is rather sparse in the Physical Education curriculum organizer, despite working with health and quality of life, unlike the Biology curriculum organizer, which is more concerned with this issue and brings more elements to work on food and nutrition throughout its curriculum organizer.That said, there are elements of food in electives with the participation of Physical Education, which gives teachers room to work, but it is still insufficient given the importance of a topic like EAN. Thus, it was found that there is a low level of participation of Food and Nutrition Education in the Physical Education discipline in the High School Curriculum of Pernambuco, and consequently, of the interdisciplinary practice that could be explored in this theme with the Biology discipline.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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