Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52824

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rebecca Peixoto Paes-
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Ana Luíza Moraes de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-10-10T18:00:01Z-
dc.date.available2023-10-10T18:00:01Z-
dc.date.issued2023-09-18-
dc.date.submitted2023-10-05-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Ana Luíza Moraes de Oliveira. Intervenção nutricional na seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Nutrição) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52824-
dc.description.abstractA seletividade alimentar (SA) é um dos problemas alimentares mais comuns em crianças autistas, caracterizando-se por recusa alimentar, pouco apetite e falta de interesse pelo alimento. Consequentemente, a SA repercute negativamente no estado nutricional dessas crianças, causando inadequações nutricionais e prejudicando o desenvolvimento adequado e saudável. Desta forma, é importante que haja a atuação do nutricionista na intervenção, buscando reduzir a recusa alimentar e aumentar a variedade alimentar de crianças autistas, a fim de promover saúde e melhor qualidade de vida. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo descrever as intervenções nutricionais utilizadas para tratar SA em crianças com TEA e analisar a existência de um método mais eficaz reduzir a SA nessa população. Para isto, foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio da seleção de artigos originais, publicados nos últimos 10 anos, encontrados na base de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) utilizando os descritores “autism”, “food fussiness”, “food and nutrition education”, “children”, “feeding behavior” e “behavioral therapy”, além do operador booleano “AND” para conectá-los. Como resultado, 11 artigos foram considerados elegíveis para a revisão. A partir da análise dos estudos, observou-se que as principais intervenções encontradas na literatura abordavam o treinamento e a educação de pais e cuidadores, a educação alimentar e nutricional e abordagens comportamentais. Foi possível identificar que programas que utilizavam um currículo estruturado nas três abordagens foram eficazes em reduzir a SA em crianças com TEA, além de serem bem avaliados pelos pais. Ademais, intervenções comportamentais também foram objetos de estudos de forma individual, com achados controversos quanto à sua eficácia. A partir dos estudos analisados, destaca-se a influência de programas com abordagens multidisciplinares, no tratamento da SA de crianças autistas, no entanto, dada às limitações dos estudos disponíveis na literatura e à necessidade do desenvolvimento de novos trabalhos, não foi possível identificar a existência de um método mais eficaz.pt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectSeletividade alimentarpt_BR
dc.subjectIntervenção nutricionalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleIntervenção nutricional na seletividade alimentar em crianças com transtorno do espectro autista: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7443384133396453pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7301994322598541pt_BR
dc.description.abstractxFood selectivity (FS) is one of the most common eating problems in autistic children, characterized by refusal to eat, little appetite and lack of interest in food. Consequently, AS has a negative impact on the nutritional status of these children, causing nutritional inadequacies and hindering adequate and healthy development. Therefore, it is important for a nutritionist to intervene in the intervention, seeking to reduce food refusal and increase the dietary variety of autistic children, in order to promote health and a better quality of life. Therefore, the present work aimed to describe the nutritional interventions used to treat AS in children with ASD and analyze the existence of a more effective method to reduce AS in this population. For this, an integrative review of the literature was carried out through the selection of original articles, published in the last 10 years, found in the Virtual Health Library (BVS) database using the descriptors “autism”, “food fussiness”, “food and nutrition education”, “children”, “feeding behavior” and “behavioral therapy”, in addition to the Boolean operator “AND” to connect them. As a result, 11 articles were considered eligible for review. From the analysis of the studies, it was observed that the main interventions found in the literature addressed the training and education of parents and caregivers, food and nutritional education and behavioral approaches. It was possible to identify that programs that used a curriculum structured in the three approaches were effective in reducing AS in children with ASD, in addition to being well evaluated by parents. Furthermore, behavioral interventions have also been studied individually, with controversial findings regarding their effectiveness. From the studies analyzed, the influence of programs with multidisciplinary approaches stands out in the treatment of AS in autistic children, however, given the limitations of the studies available in the literature and the need to develop new work, it was not possible to identify the existence of a more effective method.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DNT) - Departamento de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Nutriçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0009-0002-6045-3135pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Nutrição

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC ANA LUÍZA versão final.pdf228,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons