Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52815

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACHADO, Dijanah Cota-
dc.contributor.authorFREITAS, Elizabete Regina da Silva de-
dc.date.accessioned2023-10-10T16:07:59Z-
dc.date.available2023-10-10T16:07:59Z-
dc.date.issued2023-08-31-
dc.identifier.citationFREITAS, Elizabete Regina da Silva de Freitas. Reciclar para o planeta alegrar: produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52815-
dc.description.abstractDiante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectResíduos sólidospt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.titleReciclar para o planeta alegrar : produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOSTA, Valéria Sandra de Oliveira-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6421604170584288pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6392390197330425pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxIn view of everything we have experienced about climate change and environmental degradation, due to human action, it is urgent to invest, reflect, change thoughts, practices and carry out work aimed at children, with regard to sustainable practices. In this context, the school plays an essential role in raising the awareness of children and their guardians to adopt sustainable practices, aiming at a more balanced planet from an environmental point of view. The objective of this work was to develop, as an educational product, an interdisciplinary and playful didactic sequence on solid waste separation within the school context and toy construction, with the purpose of contributing to the development of skills in early childhood education. To achieve these objectives, a didactic sequence was applied with early childhood education students, aged between 3 and 4 years, at the Emanuel Nursery, which is an annex of the Municipal School Brites de Albuquerque in the Municipality of Olinda. The educational product promoted a new look at the environmental issue and reflected on what we can do to reduce the impacts on the environment, having the child as a multiplier of good attitudes. The proposed educational objectives were significantly achieved, where students were inserted into this universe of selective collection in a playful way and learning took place in a pleasant way, with discoveries, engagement, fun, with emphasis on the development of oral language, creativity, socialization and respect for diversity.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2411998717256147pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Elizabete Regina da Silva de Freitas.pdf991,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons