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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52815
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MACHADO, Dijanah Cota | - |
dc.contributor.author | FREITAS, Elizabete Regina da Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-10T16:07:59Z | - |
dc.date.available | 2023-10-10T16:07:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-31 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Elizabete Regina da Silva de Freitas. Reciclar para o planeta alegrar: produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52815 | - |
dc.description.abstract | Diante de tudo que temos observado acerca das mudanças climáticas, influenciadas pela degradação do meio ambiente, tendo a ação do homem como agente principal, se faz urgente investir, refletir, mudar pensamentos, práticas e realizar um trabalho voltado para as crianças, no que se refere às práticas sustentáveis. Nesse contexto, a escola tem papel essencial na sensibilização das crianças e seus responsáveis para adoção de práticas que mitiguem os danos causados ao planeta, visando mais equilíbrio do ponto de vista ambiental. O objetivo deste trabalho foi desenvolver, como produto educacional, uma sequência didática interdisciplinar e lúdica sobre separação de resíduos sólidos dentro do contexto escolar e construção de brinquedos, tendo como finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências na educação infantil. Para atingir tais objetivos, foi aplicada a sequência didática com os alunos da educação infantil, com idade entre 3 e 4 anos, na Creche Emanuel que é um anexo da Escola Municipal Brites de Albuquerque no Município de Olinda. O produto educacional promoveu um novo olhar voltado à questão ambiental e refletiu sobre o que podemos fazer para diminuir os impactos ao meio ambiente, tendo a criança como multiplicadora de boas atitudes. Os objetivos educacionais propostos foram alcançados de forma significativa, onde os alunos foram inseridos nesse universo da coleta seletiva de forma lúdica e a aprendizagem se deu de forma prazerosa, com descobertas, engajamento, diversão, com ênfase no desenvolvimento da linguagem oral, a criatividade, a socialização e o respeito à diversidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos sólidos | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.title | Reciclar para o planeta alegrar : produção de brinquedos com resíduos sólidos, a partir de uma sequência didática na educação infantil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | COSTA, Valéria Sandra de Oliveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6421604170584288 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6392390197330425 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | In view of everything we have experienced about climate change and environmental degradation, due to human action, it is urgent to invest, reflect, change thoughts, practices and carry out work aimed at children, with regard to sustainable practices. In this context, the school plays an essential role in raising the awareness of children and their guardians to adopt sustainable practices, aiming at a more balanced planet from an environmental point of view. The objective of this work was to develop, as an educational product, an interdisciplinary and playful didactic sequence on solid waste separation within the school context and toy construction, with the purpose of contributing to the development of skills in early childhood education. To achieve these objectives, a didactic sequence was applied with early childhood education students, aged between 3 and 4 years, at the Emanuel Nursery, which is an annex of the Municipal School Brites de Albuquerque in the Municipality of Olinda. The educational product promoted a new look at the environmental issue and reflected on what we can do to reduce the impacts on the environment, having the child as a multiplier of good attitudes. The proposed educational objectives were significantly achieved, where students were inserted into this universe of selective collection in a playful way and learning took place in a pleasant way, with discoveries, engagement, fun, with emphasis on the development of oral language, creativity, socialization and respect for diversity. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2411998717256147 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Elizabete Regina da Silva de Freitas.pdf | 991,81 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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