Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52792

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELO, Rinaldo Ribeiro de-
dc.contributor.authorDAMASCENO NETO, Rubem-
dc.date.accessioned2023-10-10T14:59:31Z-
dc.date.available2023-10-10T14:59:31Z-
dc.date.issued2023-09-22-
dc.date.submitted2023-10-02-
dc.identifier.citationDAMASCENO NETO, Rubem José Barbosa. O impacto do profissional da informação em clubes de futebol de pequeno porte. 2023. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Gestão da Informação, Ciência da Informação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52792-
dc.description.abstractO desenvolvimento de profissionais da área da informação no futebol, ligado à necessidade de melhoria na tomada de decisão em relação à estrutura técnica, tática e mercadológica, fez com que clubes de futebol no Brasil se estruturassem para criar vantagens competitivas em relação aos outros. No entanto, ainda é bastante limitado o uso dos novos profissionais, uma vez que as organizações enfrentam problemas internos que impossibilitam melhorias que tragam vantagem competitiva. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral analisar o impacto da atuação do gestor da informação no desempenho de clubes de futebol de pequeno porte no Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos possui uma abordagem qualitativa, classificando-se como uma pesquisa do tipo estudo de caso. As informações foram coletadas a partir das respostas de um questionário com dez perguntas abertas, aplicado a analistas de desempenho com experiência em clubes de futebol de pequeno porte no Brasil. Como resultado, foram evidenciados: os pontos que promovem vantagem competitiva nos clubes de futebol de pequeno porte mediante a atuação do profissional da informação; os resultados da atuação direta dos profissionais da informação nos clubes de futebol; a presença ainda escassa dos profissionais da informação nos clubes de futebol brasileiros. Dessa forma, pode-se concluir que o entendimento dos clubes é de que profissionais da área de informação tendem a impactar de forma positiva o desempenho da equipe em relação às outras, mesmo quando não possuem recursos significativos em comparação com outras organizações.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise de desempenhopt_BR
dc.subjectProfissional da informaçãopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.subjectFutebol brasileiropt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.titleO impacto do profissional da informação em clubes de futebol de pequeno portept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9542035790550163pt_BR
dc.description.abstractxThe development of information professionals in soccer, linked to the need to improve decision-making in relation to the technical, tactical, and marketing structure, has led soccer clubs in Brazil to structure themselves to create competitive advantages over others. However, the use of new professionals is still quite limited, since organizations face internal problems that make it impossible to make improvements that bring competitive advantage. In this context, the overall aim of this research is to analyze the impact of the role of information managers on the performance of small soccer clubs in Brazil. As for the methodological procedures, it has a qualitative approach and is classified as a case study. The information was collected from the answers to a questionnaire with ten open questions, applied to performance analysts with experience in small soccer clubs in Brazil. As a result, the following were highlighted: the points that promote competitive advantage in small soccer clubs through the work of information professionals; the results of the direct work of information professionals in soccer clubs; and the still scarce presence of information professionals in Brazilian soccer clubs. As a result, it can be concluded that the clubs' understanding is that information professionals tend to have a positive impact on the team's performance in relation to its competitors.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC RUBEM JOSÉ BARBOSA DAMASCENO NETO.pdf923,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons