Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52742

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS NETO, Manuel Bandeira dos-
dc.contributor.authorSILVA, Mayara Gabriele da.-
dc.date.accessioned2023-10-09T19:48:12Z-
dc.date.available2023-10-09T19:48:12Z-
dc.date.issued2023-09-01-
dc.date.submitted2023-10-09-
dc.identifier.citationSILVA, Mayara Gabriele da. A pedagogia hospitalar nos processos de alfabetização e letramento:: um estudo sobre as contribuições para o desenvolvimento social das crianças hospitalizadas. 2023. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Licenciatura, Ufpe, Caruaru, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52742-
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo investigar como ocorrem os processos de alfabetização e letramento nos âmbitos não escolares e de que forma é possibilitado às crianças enfermas a socialização delas com o mundo ao seu redor. Para tanto, essa pesquisa será de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória, baseando-se em análises documentais de artigos e teses publicados nessa mesma temática. Utilizando como ponto de partida os conceitos de Magda Soares e Emília Ferreiro sobre alfabetização e letramento e Maria Emília Alves Carneiro e Luciane Madeira Motta Tavares sobre a importância do pedagogo hospitalar. Destacamos a importância da atuação e reconhecimento do papel do pedagogo no ambiente hospitalar para humanização da saúde e para a construção de um ambiente de ensino e aprendizagem nesse contexto. É preciso que a criança hospitalizada não pare de vivenciar experiências educativas e interações importantes para seu desenvolvimento socio emocional. Considerando que continuar incentivando as crianças a conectar-se com a sociedade através dos processos de alfabetização e letramento é de suma importância, pois, assim elas retornarão (quando possível) para as escolas de maneira mais natural.pt_BR
dc.format.extent21p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectSocialização.pt_BR
dc.titleA pedagogia hospitalar nos processos de alfabetização e letramento: um estudo sobre as contribuições para o desenvolvimento social das crianças hospitalizadas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8295893655828257pt_BR
dc.description.abstractxThis article aims to investigate how literacy processes occur in non-school settings and how sick children are enabled to socialize with the world around them. To this end, this research will have a qualitative, descriptive and exploratory approach, based on documentary analyzes of articles and theses published on the same topic. Using as a starting point the concepts of Magda Soares and Emília Ferreiro on literacy and literacy and Maria Emília Alves Carneiro and Luciane Madeira Motta Tavares on the importance of the hospital pedagogue. We highlight the importance of acting and recognizing the role of the pedagogue in the hospital environment for the humanization of health and for the construction of a teaching and learning environment in this context. Hospitalized children must not stop experiencing educational experiences and interactions that are important for their socio-emotional development. Considering that continuing to encourage children to connect with society through literacy and literacy processes is of utmost importance, as this will allow them to return (when possible) to schools in a more natural way.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0002-8643-7459pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC MAYARA GABRIELE DA SILVA (2).pdf317,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons