Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52728
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PINHEIRO, Isabeli Lins | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, José Lucas Ramos | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-09T15:58:21Z | - |
dc.date.available | 2023-10-09T15:58:21Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-25 | - |
dc.date.submitted | 2023-10-07 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, José Lucas Ramos. As aulas de educação física para além dos muros da escola: espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. 2023. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Núcleo de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52728 | - |
dc.description.abstract | O presente TCC aborda a importância das aulas de Educação Física fora dos muros da escola, explorando espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. Nos últimos anos, a educação ao ar livre ganhou cada vez mais importância no campo da educação física, a exploração de novas maneiras interessantes de implementação de aulas de educação física ao ar livre é crucial para manter os alunos engajados na disciplina. Entretanto, a integração de tais atividades em seu currículo nem sempre é simples ou direta. O objetivo deste trabalho foi identificar e caracterizar espaços públicos de lazer como possibilidades para novas experiências para aulas de educação física. A metodologia da pesquisa consistiu de um estudo de caso acerca dos espaços públicos de lazer do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. Os resultados da pesquisa revelam a diversidade de espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão, foram identificadas e caracterizadas 4 praças. Para cada espaço foi construído um plano de intervenção par aulas de educação física com atividades lúdicos recreativas como possibilidade para novas experiências de ensino. Os planos de intervenção propostos incluem atividades como futsal, gincana recreativa, festival de danças culturais pernambucanas e esportes alternativos. Em suma, este estudo conclui que a Educação Física pode se beneficiar significativamente ao ampliar suas fronteiras e explorar espaços públicos de lazer como ambientes de aprendizado. Através da incorporação de atividades ao ar livre, é possível enriquecer a educação física, tornando-a mais diversificada, inclusiva e clara aos valores de saúde, bem-estar e respeito ao meio ambiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 38 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | educação física | pt_BR |
dc.subject | escola | pt_BR |
dc.subject | lazer | pt_BR |
dc.subject | espaços publicos | pt_BR |
dc.subject | estudantes | pt_BR |
dc.title | As aulas de educação física para além dos muros da escola: espaços públicos de lazer em Vitória de Santo Antão como possibilidade para novas experiências de ensino. / José Lucas Ramos Bezerra | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9851182913214657 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This TCC addresses the importance of Physical Education classes outside the school walls, exploring public leisure spaces in Vitória de Santo Antão as a possibility for new teaching experiences. In recent years, outdoor education has gained increasing importance in the field of physical education, exploring new interesting ways of implementing outdoor physical education classes is crucial to keeping students engaged in the subject. However, integrating such activities into your curriculum is not always simple or straightforward. The objective of this work was to identify and characterize public leisure spaces as possibilities for new experiences for physical education classes. The research methodology consisted of a narrative review of the literature, searching scientific databases and using terms related to the topic. The research results reveal the diversity of public leisure spaces in Vitória de Santo Antão, 4 squares were identified and characterized. For each space, an intervention plan was created for physical education classes with recreational activities as a possibility for new teaching experiences. The proposed intervention plans include activities such as futsal, recreational gymkhana, Pernambuco cultural dance festival and alternative sports. In short, this study concludes that Physical Education can benefit significantly by expanding its borders and exploring public leisure spaces as learning environments. By incorporating outdoor activities, it is possible to enrich physical education, making it more diverse, inclusive and clear about the values of health, well-being and respect for the environment. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Lucas 1.pdf | 476,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons