Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52682

Compartilhe esta página

Título: Avaliação da coordenação motora e parâmetros ambientais de crianças em idade escolar em comunidade de Vitória de Santo Antão-PE
Autor(es): SILVA NETO, Aluízio Antonio da
Palavras-chave: Coordenação Motora; Desenvolvimento Humano; Teste KTK
Data do documento: 25-Set-2023
Citação: SILVA NETO, Aluízio Antonio da. Avaliação da coordenação motora e parâmetros ambientais de crianças em idade escolar em comunidade de Vitória de Santo Antão - PE. 2023. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2023.
Abstract: Durante o período da infância a ocorrência de fenômenos de crescimento e desenvolvimento são bastante frequentes e estes se relacionam com eventos de especialização e maturação diversos, como o da aquisição da coordenação motora. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar o status da coordenação motora e identificar a influência que a composição corporal e os fatores socioeconômicos exercem sobre a coordenação motora grossa das crianças de uma comunidade no interior do Nordeste. A amostra foi constituída por oito crianças em idade escolar, na faixa etária dos seis aos nove anos, de ambos os sexos. Foi realizada uma análise descritiva dos resultados obtidos sendo os mesmos apresentados em percentuais conforme a categorização de cada uma das variáveis coletadas. Quanto à aplicação da bateria de testes de coordenação motora, Körperkoordination Test fürKinder – KTK, 25% apresentaram perturbação na coordenação motora. Sobre os dados socioeconômicos foi observado que: a presença feminina, entre mãe, avó e tia, predomina (75%) no que se refere à condição de chefe de família; 75% destes chefes de família não possuem emprego formal; 75% informaram receber no máximo um salário mínimo por mês; para 87,5% das famílias a alimentação adquirida é insuficiente para durar o mês; 25% dos chefes de família concluíram o ensino médio; a rua foi citada como o ambiente mais utilizado para a realização de atividade física (62,5%) e foi informado que quanto ao tempo médio semanal de atividade física praticada 37,5% das crianças apresentam seis ou mais horas semanais. Sobre os dados antropométricos relacionados à idade: 87,5% das crianças apresentaram peso adequado; 25% apresentaram baixa estatura e quanto ao Índice de Massa Corporal (IMC) 50% apresentaram baixo índice e 37,5% sobrepeso e obesidade; sobre o percentual de gordura 25% apresentaram baixo índice e 25% sobrepeso e obesidade. A maior parte dos escolares apresentou coordenação motora normal, entretanto é notório que a influência de fatores socioeconômicos e ambientais desfavoráveis já promovem alterações na constituição física das crianças investigadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52682
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Aluízio Neto.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons